20 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Qualificação e determinação alicerçam candidatos para vagas de trabalho na Eldorado

17/07/2015 05h56 – Atualizado em 17/07/2015 05h56

Durante visita à Eldorado Brasil, equipe do Perfil News conversou com jovens três-lagoenses que derem exemplo de força de vontade e conquistaram vagas na empresa

Ricardo Ojeda e Lucas Gustavo

Fotos: Patrícia Miranda, Ricardo Ojeda e Lucas Gustavo

De acordo com estudos divulgados pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), a classe jovem, mesmo não sendo a maioria, são os que tem maior peso entre os desempregados.

Na análise de currículos ou mesmo durante o processo seletivo, as principais barreiras entre a classe de desempregados da faixa etária é a falta de qualificação. A ausência de conhecimento ou formação técnica é um escudo para o candidato conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Essa regra vale em qualquer lugar do País.

OPORTUNIDADES

Para enfrentar essa situação, visando dar condições e oportunidades, vários cursos de qualificação são oferecidos pelo Senai, clique no link e outras instituições às pessoas para se qualificarem.

Em Três Lagoas, a realidade não é diferente. Com o advento da industrialização, o Senai e outras instituições promoveram e promovem vários cursos, além de programas, como o Menor Aprendiz, onde jovem de 14 a 24 anos pode se inscrever buscando sua formação. Também, outros cursos, como Auxiliar Administrativo e Produção Industrial são oferecidos, sendo que os candidatos participam de uma seleção e, se forem aprovados, recebem aulas gratuitamente nas unidades de ensino do Senai.

REDES SOCIAIS

Mesmo com essas oportunidades, muitos se privam de qualificar-se, porém enviam seus currículos às agências de Recursos Humanos e aos Ciats que, ao analisarem as propostas, são preteridos nos processos seletivos devido à falta de qualificação. Isso vem acontecendo em Três Lagoas.

Por causa disso, comentários proliferam nas redes sociais enfocando que as indústrias instaladas na cidade preferem contratar colaboradores de outras regiões do que dar oportunidade ao trabalhador local. E quando há contratação para as vagas local, são para as funções “chão de fábrica”, de baixos salários, acusam sem conhecimentos de causa alguns internautas.

APURANDO FATOS

Diante desse quadro preocupante e visando fazer uma apuração criteriosa, a equipe do Perfil News, visitou o complexo industrial da Eldorado Brasil e conversou com dois três-lagoenses que após se qualificarem, e alguns meses de persistência percorrendo agências de empregos e ao CIAT, conseguiram vaga de trabalho na empresa, que também está em processo de construção da segunda linha de produção de celulose denominada Projeto Vanguarda 2.0.

A reportagem conversou com dois desses colaboradores que contaram como conseguiram a colocação profissional.

DE GARÇON A TÉCNICO

Durante três anos, a rotina diária de Renato Almeida Leite foi manusear talheres, copos e bandejas. Nesse período, o três-lagoense de 26 anos exercia a função de garçom no Hotel OT. Mesmo orgulhoso da profissão que ocupava, ele resolveu se especializar, em busca de melhores oportunidades. Para isso, o Almeida se matriculou no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e, depois de estudar um ano e oito meses, concluiu o curso de eletrotécnica.

Conforme apurado pela reportagem do Perfil News, a persistência e a força de vontade de Renato trouxeram bons resultados. No dia 14, (terça-feira passada) ele encerrou o processo de admissão e integração na Eldorado Brasil e, nessa semana o ex-garçom foi contratado para exercer a função de técnico assistente de Manutenção Elétrica da empresa.

‘’Por trabalhar no hotel, sempre tive contato com encarregados da Eldorado que se hospedavam lá. Até que, certo dia, perguntei a eles se existia alguma vaga para a minha área de formação. Me orientaram a deixar um currículo na fábrica, e foi o que fiz. Decorridos alguns dias, recebi uma ligação do setor de recursos humanos me convocando para entrevista e teste. Depois de eu ser submetido à avaliação, a resposta foi que eu estava aprovado. A partir daí foi só alegria’’, recordou Renato.

O ex-garçom atribui a conquista de seu objetivo ao ensino técnico que cursou. Além disso, a recomendação dele aos moradores é que se dediquem na atualização de seus conhecimentos, investindo cada vez mais no ensino. ‘’Sou a prova de que a Eldorado valoriza a população local. Mas também sei que conquistei esse trabalho por mérito próprio. Alcancei essa vaga por meio dos meus estudos. Sugiro que todos estejam focados no aprendizado’’, aconselhou

O PRIMERO EMPREGO DA ENGENHEIRA AMBIENTAL

Ainda durante visita à Eldorado, outra colaboradora que não conseguiu esconder o entusiasmo da conquista de um emprego foi a três-lagoense Angélica Yamaguti Fernandes. O rosto muito jovem parece não coincidir com os 22 anos de idade que ela tem. Mas, apesar do semblante de menina, a colaboradora é formada em Engenharia Ambiental e, no período em que esteve em Portugal, se especializou em preservação do meio ambiente.

Há 45 dias, Angélica foi contratada pela Contern, empreiteira terceirizada responsável pela obra de terraplanagem e infraestrutura da segunda unidade de produção da Eldorado. Esse é o primeiro emprego dela que, na empresa, exerce a função de Analista de Meio Ambiente.

‘’Não conhecia ninguém da Contern e, muito menos, da Eldorado. Por cinco meses, procurei trabalho em diversas outras empresas privadas, mas não obtive retorno. Cansada de esperar respostas, me cadastrei no Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) de Três Lagoas, até que, em uma sexta-feira, fui convocada para a entrevista’’, disse.
A engenheira contou que, na avaliação, além dela, existiam outros candidatos que almejavam a vaga. Angélica também revelou que sentiu-se insegura e desesperançosa, pois, até então, nunca havia trabalhado na vida.

Durante a entrevista, a funcionária se surpreendeu quando os encarregados da Eldorado e Contern quebraram a formalidade. Cada um deles expôs suas experiências em seus primeiros trabalhos, fato que a deixou mais tranquila e desinibida.

‘’Um pedaço de papel não prova o que a pessoa é. Já o contato direto revela seus talentos e aptidões técnicas. Ao receber a notícia de que o cargo era meu, rapidamente comuniquei meus pais por meio do WhatsApp. De imediato, fui apresentada à equipe de meio ambiente da Eldorado. Confesso que não esperava por esse acolhimento tão gentil. Hoje, só sou uma vencedora porque me capacitei profissionalmente. Além de tudo, considero meu grupo de trabalho como minha família’’, destacou Angélica.

Por ocupar uma posição de intensa responsabilidade, os serviços de angélica têm inteiro suporte de uma equipe técnica responsável pela área coorporativa da Contern.

CONTRATAÇÃO LOCAL

No momento, para os serviços de terraplanagem e infraestrutura na área de construção da nova unidade da Eldorado, a Contern conta com 98 colaboradores. Dessa quantidade de funcionários, de acordo com Eduardo Peres, gerente e engenheiro da empreiteira, 90% são de Três Lagoas. Nesta semana, outros 20 moradores estão em processo de admissão pela terceirizada.

Eduardo acrescentou que a fase de maior movimento da obra é prevista para o mês de setembro, quando o número de trabalhadores poderá chegar a 900. Também segundo ele, a prioridade de contratação continuará a ser ofertada aos três-lagoenses. O engenheiro ainda reforça que a Contern não faz recrutamento fora do município.

O público interessado em ocupar as vagas disponíveis deve comparecer ao Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat), de Três Lagoas, no horário entre 7h e 13h. A unidade fica no Centro da cidade, à rua Munir Thomé n° 86. Para que o cadastro seja efetivado, é necessário que o candidato porte a carteira de trabalho e demais documentos de identificação pessoal.

Além do Ciat, currículos também podem ser encaminhados para o Sindicado dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil Pesada (Sintiespav), localizado na rua Elmano Soares, n° 2320, bairro Vila Nova, bem próximo a Rodoviária

Durante visita à Eldorado e sempre acompanhado pelo engenheiro, Antonio Di Pasquale,  Gerente Geral do Projeto Eldorado, a reportagem conversou com o ex-garçom, Renato Almeida Leite, que procurou qualificar-se e, hoje, ocupa o cargo de assistente de Manutenção Elétrica na empresa (Foto: Patrícia Miranda)

Além de cargos técnicos, a empresa oferece outras vagas de trabalho no setor da construção do Projeto Vanguarda 2.0, porém a prioridade de contratação é para candidatos de Três Lagoas, como é o caso do colaborador que ilustra a foto (Foto: Patrícia Miranda)

Em busca de oportunidades de trabalho, candidatos lotam a dependência do Ciat, porém, conseguir uma vaga pode ser um pouco mais prolongada, devido a ausência de aptidões técnicas (Foto: Patrícia Miranda)

Vários cursos de qualificação são oferecidos pelo Senai e outras instituições às pessoas que buscam profissionalizar-se (Foto: Divulgação)

Comentários proliferam nas redes sociais, enfatizando o desemprego e a falta de oportunidade de trabalho ao desempregado local (Reprodução)

Sorridente, o ex-garçom, Renato Almeida Leite, que trabalhou três anos no Hotel OT, comemora vaga conquistada na Eldorado (Foto: Patrícia Miranda)

Com apenas 22 anos, a Engenheira Ambiental, Angélica Yamaguti Fernandes ficou cinco meses desempregada, foi quando deixou seu currículo no CIAT, e dias depois foi chamada para entrevista. Há 45 dias está trabalhando na Contern, empreiteira terceirizada responsável pela obra de terraplanagem e infraestrutura do Projeto Vanguarda 2.0 (Foto: Patrícia Miranda)

Qualificação e determinação alicerçam candidatos para vagas de trabalho na Eldorado

Eduardo Peres, gerente e engenheiro da Contern disse que 90% das vagas de trabalho são para candidatos de Três Lagoas (Foto: Patrícia Miranda)

Engenheiros da Contern e da Eldorado Brasil explicam ao jornalistas do Perfil News que o processo de contratação será ampliado de acordo como cronograma da obra (Foto: Patrícia Miranda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.