27.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Saiba como eliminar os quilinhos extras ganhos nas festas de fim de ano

06/01/2018 12h34

Redação

Depois de muitas comemorações — e alguns excessos —, é hora de correr atrás do prejuízo por meter o pé na jaca no fim de 2017. Como consequência da comilança, uns quilinhos a mais costumam aparecer. Para o nutrólogo Leandro Gago, este é o período ideal para combater o peso extra:

— Se você quer realmente emagrecer, é preciso dedicação. Aproveite o começo do ano e estabeleça metas diárias, como se alimentar bem e fazer exercício, para perder peso. Nessa fase, é importante o comprometimento, assim, fica mais fácil chegar ao resultado final.

Nesta época do ano, é comum surgirem diversas dietas milagrosas, em que são propostas loucuras com a promessa que, se seguidas à risca, ajudarão a perder muitos quilos rapidamente.

— Não perca tempo com dietas da moda, pois o resultado não dura muito tempo. Iniciando uma reeducação alimentar, você aprende a escolher alimentos adequados a seus objetivos e necessidades — aconselha a nutricionista Liliane Rocha.

Uma das formas de utilizar a alimentação a favor do emagrecimento é incluir na dieta os alimentos termogênicos, que ajudam a acelerar o metabolismo.

— Eles têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. Pimenta, óleo de coco, canela e gengibre são alguns exemplos deles — cita a nutricionista Fernanda Dal’ Mora.

É importante também manter certa distância de algumas comidas que fazem mal e provocam acúmulo de gordura.

— Evite bolos, doces, sorvetes, refrigerantes e pães feitos com farinha de trigo refinada. Para emagrecer, são necessários alguns sacrifícios — alerta o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo.

Saia do sedentarismo

Para o emagrecimento ocorrer de uma maneira completa e saudável, é preciso também sair do sedentarismo. Os exercícios aeróbicos são indicados para a perda de peso.

— Caminhar, pedalar e fazer treinamentos funcionais são boas opções. Para quem é iniciante, alterne três minutos de caminhada com dois de corrida até completar 30 minutos. Se você já passou da fase de adaptação (um mês), faça cinco minutos de caminhada e cinco de corrida — orienta o profissional de educação física Flávio Leal.

O que fazer

Aumente o consumo de fibras

Alimentos como arroz integral, salada, aveia e quinoa em flocos, promovem mais saciedade e facilitam aumentam o trânsito intestinal

Acelere o metabolismo

Consuma alimentos termogênicos, que ajudam a acelerar o metabolismo, como chá verde, gengibre, pimenta e canela

Alimente-se de comidas leves

Inclua em sua alimentação pratos mais leves compostos de verduras, legumes e carnes brancas cozidas, assadas ou grelhadas

Coma gordura insaturada

Se não for ingerida em excesso, a gordura insaturada pode ajudar a prevenir doenças. Abacate, salmão e castanhas são opções

Evite dietas loucas

Não caia nas dietas que só te deixarão estressado e com fome. Comece uma reeducação alimentar

Faça exercícios

Os mais recomendados são os aeróbicos, pelo menos 30 minutos de três a quatro vezes por semana. Caminhar, pedalar ou fazer treinamentos funcionais são boas opções

Programe-se para uma mudança de vida

Aproveite que o ano está começando e inclua em suas metas ter uma vida mais saudável. Procure orientação de profissionais da educação física e nutricionistas ou nutrólogos para melhorar sua alimentação e sair do sedentarismo

(*) Extra

Saiba como eliminar os quilinhos extras ganhos nas festas de fim de ano

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.