28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas vai mostrar potencialidades para atrair investidores

26/02/2016 10h10 – Atualizado em 26/02/2016 10h10

O programa “Três Lagoas – Capital das Oportunidades” foi apresentado durante coletiva de imprensa com o objetivo de melhorar a economia regional, para atrair investidores de outras regiões

Daniela Silis

Em coletiva de imprensa realizada na tarde dessa quinta-feira (25), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas apresentou novo programa “Três Lagoas – Capital das Oportunidade”, que visa mostrar o município a empreendedores de diversas localidades do país.

Estiveram presentes na coletiva o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, André Milton, o diretor de Indústria e Comércio, Diógenes Marques, e o doutorando de geografia, Cristovão Henrique.

Durante a coletiva, o diretor de Indústria e Comércio, Diógenes Marques, afirmou que até 2018 a cidade de Três Lagoas é o maior investimento privado no Brasil, o que faz com que empresários olhem para o município. Ele ainda disse que, em média, de dois a três empresários visitam diversos setores da cidade em busca de investimentos. “Os grandes investimentos estão mudando, estão ficando mais compactos, as pessoas estão mais seguras. Mas é como a história do copo meio cheio, se for pessimista ele vai estar sempre meio vazio, pra quem ainda vê oportunidade ele vai estar meio cheio, e eu tenho escutado que têm empresários olhando para Três Lagoas.”, completou Marques.

BOLA DA VEZ

Mesmo com o país em crise e o dólar alto, o município é de novo a “bola da vez”. Com o aumento do dólar, baixou o volume de comercialização, mas aumentou o negociável. “Hoje é gritante o aporte de capital em cima da celulose, mas nós não podemos esquecer que temos mais de 19 seguimentos na nossa cidade. Eu trago o grande e os pequenos vêm em torno.”, disse ainda o diretor de Indústria e Comércio, Diógenes Marques.

Com isso, a proposta do projeto é de não deixar que as empresas venham para Três Lagoas de maneira desordenada. O projeto irá coordenar o processo de vida dessas empresas que vêm para a cidade. Hoje, no município, existem investimentos que somados chegaram a 18.3 bilhões de reais, o que não chega perto dos investimentos em outras cidades que ficam em torno de 100 a 150 mil reais, segundo pesquisa feita pelo Perfil News, junto às federações das indústrias de vários estados.

POSIÇÃO GEOGRÁFICA

O projeto não presa apenas por indústrias, mas também para o comércio e os serviços. “Três Lagoas tem que continuar a se fortalecer para continuar atrativa no ponto de vista de posição geográfica, logísticas, opções energéticas, uma cadeia de fornecedores mais completa, mão de obra qualificada, esse tipo de coisa, que nós, como poder executivo junto com as iniciativas privadas, podemos nos organizar.”, afirmou o secretário André Milton.

“Os momentos de crises são os momentos de inovação”, segundo o doutorando em geografia, Cristovão Henrique, o que faz com que esse projeto se compreenda como uma estratégia de desenvolvimento. O momento de crise no cenário internacional é árido, mas por outro lado, países como o nosso que é produtor de commodity puxa a economia para a essa produção no mercado internacional, o que é ótimo para essas regiões do Brasil que são consolidadas como produtores de commodities, afirmou ainda o doutorando.

ALAVANCAS DO DESENVOLVIMENTO

“O mercado internacional é altamente competitivo, então as economias que já fazem aquilo bem, em tempos de crise vão querer sair para fazer aquilo que elas já fazem melhor ainda. Então a especialização científica que nós vivemos no mundo inteiro vai, como no contexto que nós estamos de quatro reais o dólar, alavancar essas economias regionais, Três Lagoas, Sinop, essas cidades do agronegócio que tem as suas alavancas de desenvolvimento econômico alçadas no mercado internacional, e essa especialização produtiva vai fazer com que essas economias regionais não sintam tanto o baque da crise.”, completou Cristovão Henrique.

O PROGRAMA

O objetivo do programa é colocar em destaque a capacidade de investimento do município com base nos potenciais logísticos, hídricos, energético e geoeconômico de Três Lagoas. Com isso, a secretaria promoverá workshops de desenvolvimento industrial focando a projeção da cidade em novos mercados, levando em consideração que atualmente possui mão de obra qualificada, parque industrial consolidado, dentre outros fatores.

Os workshops serão realizados em municípios de diversas regiões do país com setores industriais dinâmicos nos arranjos produtivos locais. Já estão confirmados três eventos para o primeiro semestre de 2016, sendo eles: 1° Workshop de Desenvolvimento Industrial, no dia 10 de março, em Ribeirão Preto/SP; 2° Workshop de Desenvolvimento Industrial, no dia 17 de março, em Ipatinga/MG; e 3° Workshop de Desenvolvimento Industrial, com data ainda não definida nos meses de março ou abril, na cidade de Telêmaco Borba/PR.

O doutorando em geografia, cristovão Henrique, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, André Milton, e o diretor de Indústria e Comércio, Diógenes Marques, participaram de coletiva de imprensa para anunciar novo programa. (Foto: Daniela Silis)

Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas vai mostrar potencialidades para atrair investidores

Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas vai mostrar potencialidades para atrair investidores

Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas vai mostrar potencialidades para atrair investidores

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.