23.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Seminário Internacional sobre Corredor Bioceânico acontece na capital nos dias 28 e 29

27/07/2016 14h53

O evento contará também com a participação do Ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa

Assessoria

Nos dias 28 e 29 de julho, em Campo Grande, vai acontecer o Seminário sobre o Corredor Bioceânico “Brasil, Paraguai, Argentina e Chile”, no qual já confirmaram presença sete ministros e vice ministros do Brasil, Argentina, Paraguai e Chile. O evento contará também com a participação do Ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa.

Desde que a idéia de se criar uma rota que ligará o Brasil aos portos do Oceano Pacífico foi lançada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviários e Logística (SETLOG/MS) em 2013, já foram realizadas três expedições para ver a viabilidade do projeto. A primeira, em outubro de 2013 levou um grupo de empresários de Mato Grosso do Sul em um comboio com 30 carros. Outra em novembro de 2014 e a última aconteceu na semana passada, que é a rota mais viável hoje que passa por Porto Murtinho (Brasil); Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia y Pozo Hondo (Paraguai); Misión La Paz, Tartagal, Jujuy, Salta, Sico y Jama (Argentina) aos portos da região de Antofagasta e Mejillones e ainda de Iquique e Arica (Chile).

“A assinatura do acordo bilateral entre o Brasil e o Paraguai para a construção da ponte que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta (Py) no dia 8 de junho foi mais um importante passo na efetivação da Rota de Integração Latino-Americana (RILA) e neste seminário serão discutidos os benefícios para a importação e exportação dos países envolvidos, além dos aspectos técnicos, como condições das estradas, acordos aduaneiros, entre outros”, explica Cláudio Cavol, presidente do Setlog/MS.

O evento conta com a parceria do Itamaraty, Governo do Estado, Setlog/MS, FIEMS, Famasul e Fecomércio.

Serviço

Dia 28: abertura às 14h e Coletiva de Imprensa às 16h30

Dia 29: 11h – Coletiva de Imprensa às 11h

Local: Hotel De Ville Prime – Av. Mato Grosso, 4250, Campo Grande

Credenciamento

Corredor Bioceânico

(*) Setlog/MS

A primeira expedição rumo aos portos do Chile aconteceu em outubro de 2013 e levou um comboio de 30 carros. (Foto: Setlog MS)

Uma equipe do Setlog/MS fez o trajeto nos dias 10 a 15 de julho de 2016. (Foto: reprodução/ Jornal El Mercado de Antofagasta)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.