17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

SPC Brasil alerta para perda ou roubo de documentos no Carnaval

08/02/2016 14h36 – Atualizado em 08/02/2016 14h36

A folia do feriado prolongado do Carnaval é uma época propícia para pessoas perderem documentos ou serem roubadas

da Redação

A folia do feriado prolongado do Carnaval é uma época propícia para pessoas perderem documentos ou serem roubadas. Documentos como a carteira de identidade ou CPF (Cadastro de Pessoa Física), caindo em mãos de golpistas, pode ocasionar dores de cabeça Pós Carnaval.

Especialistas do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), dão dicas para diminuir de ser vítima de algum tipo de golpe e evitar a perda de documentos importantes na hora da folia.

“O ideal é carregar apenas o essencial e manter tudo protegido de assaltantes, principalmente onde a concentração de pessoas é maior como nos blocos de rua, nos ensaios de escolas de samba, em festas ou em casas noturnas”, explica José Vignoli, educador Financeiro do SPC Brasil. “É importante também anotar em outro lugar os dados do cartão e do cheque, além do telefone do serviço de atendimento ao consumidor do banco”.

Outra dica é anotar os dados dos seus cartões de crédito e o número do serviço de atendimento ao consumidor do seu banco ou de sua operadora de cartão, dessa forma evita que ladrões possam ter acesso à sua conta bancaria.

Mesmo se casos de perda ou roubo, é necessário registrar um boletim de ocorrência, comunicar o fato ao banco e bloquear os cartões. Depois do feriado, procurar o Procon mais próximo e comunicar a perda ou o roubo no SPC Brasil de sua cidade, com inclusão de um alerta de documento.

O SPC Brasil também oferece a opção de alerta, chamada de SPC Alerta de Documentos. Contudo, para utilizar o serviço, o consumidor deve comparecer pessoalmente até um balcão de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorrência em mãos.

(*) O Estado Online

Descuidos durante o feriado de Carnaval aumentam o risco de golpes. (Foto: O Estado)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.