32.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Terraplanagem da Eldorado vai utilizar 3 milhões de metros cúbicos de terra

29/07/2015 18h55 – Atualizado em 29/07/2015 18h55

Obras de terraplanagem do Projeto Vanguarda 2.0, da segunda linha de produção da Eldorado Brasil iniciaram há mais de 60 dias e segue dentro do cronograma

Ricardo Ojeda e Lucas Gustavo

Antes de iniciar o projeto de um empreendimento, a área onde será edificada a obra é fator preponderante para obter economia na execução dos serviços. A topografia e os relevos da área podem ajudar na redução de custos com o volume de terra movimentado durante a terraplanagem.

Preliminarmente, o levantamento topográfico, limpeza do terreno são os trabalhos primários à instalação do canteiro de obras. Uma falha e atraso nessa etapa podem atrapalhar o cronograma do empreendimento e até comprometer a viabilidade do projeto.

DENTRO DO CRONOGRAMA

É nessa etapa que se encontra o Projeto Vanguarda 2.0 na ampliação da segunda linha de produção do Eldorado Brasil. O projeto desfruta de um investimento na ordem de R$ 8 bilhões.

Com pouco mais de 60 dias de obras, os trabalhos de terraplanagem seguem dentro do cronograma. A firmação é do gerente geral de projetos da Eldorado, Antonio Di Pasquale.

NÚMEROS SUPERLATIVOS

No local, tudo é superlativo. Para se ter ideia, quase 900 campos profissional de futebol dariam para ser construídos no território da Eldorado Brasil em Três Lagoas. A indústria fica às margens da rodovia 158 no km 231 e sua área total é de 891 hectares.

Há mais de dois meses, 40 caminhões, 10 escavadeiras e dezenas de compactadores pertencentes à empresa Contern se movimentam pelo local transportando terra. Com os maquinários e mais de 100 colaboradores, a contratada para fazer terraplanagem e infraestrutura da nova unidade de produção de celulose no município executa o serviço obedecendo criteriosamente o cronograma.

JAZIDAS PRÓPRIAS

Em entrevista à reportagem do Perfil News, Eduardo Peres, gerente e engenheiro da Contern, informou que os trabalhos seguem em ritmo avançado. Também de acordo com ele, 3 milhões de metros cúbicos de terra serão utilizados para a conclusão da terraplanagem. O montante é extraído de duas jazidas localizadas na própria Eldorado. O encarregado defende que o fato de a área de escavação ser ao lado do canteiro de obras proporciona agilidade no desenvolvimento do projeto.

“Por encontrarmos os recursos naturais dentro da Eldorado, ganhamos tempo na construção. Se precisássemos trazer toda essa terra de fora, com certeza a praticidade não seria a mesma e, além de tudo, o cronograma de execução correria o risco de ser comprometido’’, avaliou Eduardo.

Durante a terraplanagem, a Contern realiza o processo de raspagem, compactação e teste de umidade em todo o solo. O procedimento é necessário para garantir a segurança e a estabilidade das próximas etapas da obra.
De acordo com o gerente geral de projetos da Eldorado, Antonio Di Pasquale, os locais escavados se transformarão em áreas de revitalização.

ETAPAS

Eduardo Peres disse que o projeto ‘’Vanguarda 2.0’’ está dividido em cinco etapas. A primeira delas é a terraplanagem e infraestrutura, prevista para ser concluída até maio do ano que vem. Em seguida, inicia-se o processo de montagem das estruturas metálicas, construção civil e equipamentos industriais. Passada essa fase, é a vez do comissionamento. O termo técnico de engenharia significa testar todos os maquinários instalados para garantir a operabilidade. O quinto e último ciclo é a operação total da fábrica, estimada para acontecer no primeiro semestre de 2018.

Na imagem acima, dá para ter noção do tamanho do empreendimento, Projeto Vanguarda 2.0, que será construído ao custo de R$ 8 bilhões em Três Lagoas (Foto: Ricardo Ojeda)

Em primeiro plano, as jazidas de onde estão sendo extraídas a terra e transportada para a área onde será edificada a segunda linha de produção da fábrica (Foto: Ricardo Ojeda)

Área já compactada. Dá para ter noção dos serviços que já foram executados durante os dois meses de atividades (Foto: Ricardo Ojeda)

A imagem acima, mostra, em detalhes, o tamanho do empreendimento que será construído (Foto: Ricardo Ojeda)

Terraplanagem da Eldorado vai utilizar 3 milhões de metros cúbicos de terra

Jazidas próprias ao lado do canteiro de obras proporcionam agilidade no desenvolvimento do projeto (Foto: Ricardo Ojeda)

Terraplanagem da Eldorado vai utilizar 3 milhões de metros cúbicos de terra

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.