23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Terroristas abalaram o mundo com a derrubada das torres gêmeas dos EUA

11/09/2014 09h09 – Atualizado em 11/09/2014 09h09

Dois aviões foram lançados contra as torres, que caíram e quase três mil pessoas morreram, inclusive os terroristas; os ataques foram produzidos pela al-Qaeda

Da redação

Os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 foram uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda. Na manhã daquele dia, 19 terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Os sequestradores colidiram intencionalmente dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios. Os prédios desmoronaram duas horas após os impactos, destruindo edifícios vizinhos e causando vários outros danos.

O terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no Condado de Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, capital do país.

O quarto avião caiu em um campo aberto próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois de alguns de seus passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controle da aeronave dos sequestradores, que a tinham reencaminhado na direção da capital norte-americana. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.

MORTOS

Quase três mil pessoas morreram durante os ataques, incluindo os 227 civis e os 19 sequestradores a bordo dos aviões. A maioria das vítimas era civil, incluindo cidadãos de mais de 70 países.

Os Estados Unidos responderam aos ataques com o lançamento da Guerra ao Terror: o país invadiu o Afeganistão para derrubar o Taliban, que abrigou os terroristas da al-Qaeda.

Também aprovaram o USA PATRIOT Act, um decreto assinado pelo presidente George W. Bush logo depois dos ataques terroristas, em 26 de outubro de 2001.

O decreto permite, entre outras medidas, que órgãos de segurança e de inteligência dos EUA interceptem ligações telefônicas e e-mails de organizações e pessoas supostamente envolvidas com o terrorismo, sem necessidade de qualquer autorização da Justiça, sejam elas estrangeiras ou americanas.

MUDANÇAS

Muitos outros países também reforçaram a sua legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei. Algumas bolsas de valores estadunidenses ficaram fechadas no resto da semana seguinte ao ataque e registraram enormes prejuízos ao reabrir, especialmente nas indústrias aérea e de seguro. O desaparecimento de bilhões de dólares em escritórios destruídos causaram sérios danos à economia de Lower Manhattan, em Nova Iorque.

Os danos no Pentágono foram reparados em um ano, e o Memorial do Pentágono foi construído ao lado do prédio. O processo de reconstrução foi iniciado no local do World Trade Center. Em 2006, uma nova torre de escritórios foi concluída no local, o World Trade Center 7. A torre One World Trade Center está em construção no local e, com 541 metros de altura após sua conclusão, será um dos arranha-céus mais altos da América do Norte.

Mais três edifícios estão previstos para serem construídos no local das antigas Torres Gêmeas, além de um memorial às vítimas dos ataques já concluído. O Memorial Nacional do Voo 93 começou a ser construído 8 de novembro de 2009 e a primeira fase de construção foi concluída no 10º aniversário dos atentados de 11 de setembro, em 2011.

NOVAS AÇÕES

Ontem (10), o presidente Barack Obama, que quando eleito tratou de sossegar os contra-ataques aos terroristas, anunciou que os EUA vão retaliar as ações insanas de nova organização, o Estado Islâmico, que já matou dois jornalistas norte-americanos, com cenas chocantes da decapitação.

Os aviões explodiram ao se chocarem contra as torres, que cerca de duas horas depois cairam (Foto: Wikipédia)

Ruínas do complexo do World Trade Center após o colapso da torres (Foto: Wikipédia)

Cenas da tragédia que abalou não somente os EUA, ma o mundo (Foto: Wikipédia)

O Pentágono foi severamente danificado pelo impacto do Voo 77 da American Airlines e por incêndios subsequentes (Foto: Wikipédia)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.