33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Tite segue antecessores e praticamente fecha seleção brasileira a um ano da Copa

21/10/2017 10h15

Tite, na convocação sem surpresas de ontem (20), mostrou que as novas experiências serão uma exceção, seguindo a linha de seus antecessores

Redação

A lista de jogadores que esperavam receber uma chance de Tite nos amistosos contra Japão e Inglaterra, os primeiros depois do fim das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, é grande, mas a tarefa de entrar no grupo da seleção a menos de um ano para o Mundial tradicionalmente não é nada fácil. Tite, na convocação sem surpresas de ontem (20), mostrou que as novas experiências serão uma exceção, seguindo a linha de seus antecessores.

Quando a balança fica entre ver novos jogadores ou aprimorar a equipe já existente, normalmente ela pesa mais para o lado de quem já conquistou a confiança do treinador. Luis Felipe Scolari, por exemplo, no jogo seguinte ao título da Copa das Confederações de 2013, convocou apenas Maxwell de novidade. Detalhe: o lateral acabou indo para o Mundial na sequência, ganhando a vaga de Filipe Luis.

Carlos Alberto Parreira, no ciclo para a Copa de 2006, na Alemanha, seguiu expediente semelhante. No primeiro amistoso que teve depois do fim das Eliminatórias, não promoveu a estreia de ninguém. Seguiu firme com o grupo que deixaria o Mundial nas quartas de final.

Quem fez diferente foi Dunga. O técnico comprou a ideia de observar novas opções antes do Mundial da África do Sul e já no primeiro amistoso pós-Eliminatórias promoveu a estreia de quatro jogadores de uma vez: Michel Bastos, Fábio Aurélio, Carlos Eduardo e Hulk. Apenas o primeiro foi para a Copa de 2010. O último se firmou na seleção apenas no ciclo para a competição de 2014.

  • O lado humano é o que mais me incomoda, ao não poder dar chances a todos. Não subi nenhuma vez essa semana para almoçar, porque fiquei voltado para meu trabalho, queria ser o mais justo possível. São 23, vou cometer injustiças, até porque sou humano – destacou Tite, admitindo angústia com o pouco tempo para observar os jogadores.

Confira como os técnicos se comportaram na primeira convocação pós-Eliminatórias:

Carlos Alberto Parreira – 2005

  • Nenhuma novidade

Dunga – 2009

  • Convocou pela primeira vez Michel Bastos, Fábio Aurélio, Carlos Eduardo e Hulk

Luiz Felipe Scolari – 2013

  • Convocou pela primeira vez Maxwell

Tite – 2017

  • Nenhuma novidade.

*Copa das Confederações 2013. Não disputou as Eliminatórias por ser país-sede

(*) Extra

Tite terá até seis amistosos com a seleção antes da estreia no Mundial Foto: Frame / Agência O Globo

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.