21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vendaval de três minutos causa destruição e deixa feridos em Panorama

11/09/2015 12h49 – Atualizado em 11/09/2015 12h49

Vento ultrapassou os 100 km/h. Vítimas foram atendidas no Pronto Socorro Municipal. Prefeitura já decretou situação de emergência

Lucas Gustavo

Passou de 100 km/h a velocidade do vento que atingiu o município paulista de Panorama, a 104 km de Três Lagoas, por volta das 18h de ontem (10). A tempestade durou cerca de três minutos e gerou pânico aos moradores. As áreas mais afetadas ficam no Centro da cidade e no bairro Novo Tempo. A ventania destelhou e derrubou casas e muros, além de arrancar árvores e tombar veículos. As informações são do chefe de gabinete da prefeitura, Aparecido Roberto da Silva. Ele, que também integra a Defesa Civil, concedeu entrevista à reportagem do Perfil News na manhã de hoje (11).

De acordo com Aparecido, pela da gravidade do ocorrido, o município já decretou situação de emergência. Funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos montaram uma ‘’força tarefa’’ para a limpeza das ruas. O serviço é auxiliado por policiais militares, civis e pelo Corpo de Bombeiros de Dracena-SP. ‘’Precisamos trabalhar para que a cidade volte ao normal. Estamos organizando os prédios públicos afetados e auxiliando os moradores. Existem locais que ainda estão ser energia, inclusive escolas’’, afirmou.

O Perfil News conversou com o diretor da Secretaria de Saúde de Panorama, Ramires Custódio. Para a equipe de jornalismo, ele disse que, por conta do vendaval, três pessoas tiveram de ser encaminhadas ao Pronto Socorro municipal, mas não precisaram de internação. ‘’Essas vítimas foram atendidas e, em seguida, liberadas. A maioria delas apresentou cortes pelo corpo ocasionados por vidros quebrados pelo vento’’, explicou.

Além desses pacientes, Ramires ainda contou que uma família composta pela mãe, pai e dois filhos necessitaram de atendimento médico depois de a casa deles desabar. ‘’Eles se protegeram no banheiro, que também caiu, e foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros. A mulher foi a única a ter ferimentos mais relevantes, pois as telhas que saíram atingiram suas costas. Felizmente todos passam bem’’, acrescentou o diretor.

Confira o vídeo registrado pelo internauta Deivid Fabiano Bortolotti:

Em contato com a Secretaria de Assistência Social, o Perfil News foi informado pela estagiária Rosana Bittencourt que todas as equipes do setor se concentram nas visitas aos moradores que tiveram suas residências afetadas pela tempestade. A prefeitura providenciou abrigo à família que perdeu a casa. A Polícia Civil de Panorama informou à reportagem que a força do vento fez com que um caminhão tombasse no meio da rua.

Na manhã de hoje (11), a equipe de jornalismo falou com o morador Euver Matias, de 30 anos. Ele, que e nasceu e foi criado em Panorama, revelou que ainda está abismado com a assustadora cena presenciada ontem. ‘’Do tempo em que moro aqui, nunca havia visto algo tão pavoroso. Minha mãe vive em um dos bairros atingidos. A casa dela ficou destelhada e os muros caíram. Acredito que ela precisará gastar cerca de R$ 10 mil para arrumar os estragos’’, narrou.

RECORDAÇÃO – TRÊS LAGOAS

No dia 27 de setembro de 2010, Três Lagoas foi castigada por um ciclone extratropical por volta da meia noite. O vendaval, acompanhado de fortes rajadas de chuva de granizo, derrubou casas, árvores, antenas de telefonia, semáforos, painéis publicitários e fachadas de lojas. Entre os moradores, a data é lembrada como o maior desastre natural registrado na história do município.

Relembre os estragos causados pelo vendaval que atingiu Três Lagoas em 2010:


Força do vento tombou um caminhão. (Fotos: Blog Notícia Panorama).


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.