23.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Saiba como transportar seu jet ski com segurança

02/09/2015 17h14 – Atualizado em 02/09/2015 17h14

Adaptável às mais diversas necessidades (jet skis, cargas leves, moderadas ou pesadas) graças à variedade de modelos existentes, a carreta evita e diminui o risco de acidentes.

Assessoria

Transportar um jet ski não é tão simples quanto possa parecer. Deslocar o mesmo de um lugar para outro requer o uso de um equipamento adequado, que ofereça segurança e estabilidade. Pela facilidade e comodidade, uma das opções mais comuns é a carreta ou reboque, que pode ser instalado em diversos tipos de veículos a partir da utilização de um engate apropriado (veja modelos aqui).

Adaptável às mais diversas necessidades (jet skis, cargas leves, moderadas ou pesadas) graças à variedade de modelos existentes, a carreta evita e diminui o risco de acidentes. Para isso, ela precisa estar de acordo com a resolução vigente do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Abaixo, saiba quais medidas devem ser tomadas para transportar o seu jet ski com toda a segurança possível.

ANTES DE SAIR

Primeiramente, cheque se a capacidade do seu carro confere com a do reboque. Estando isso em ordem, ligue o cabo de luz da carreta ao carro e faça um teste para verificar se as luzes estão funcionando. Confira também se a traseira do jet ski está bem presa e com as amarras certas.

Calibre os pneus da carreta e certifique-se de que ela está engatada ao reboque da forma correta. Observe se a correia de tensão e a manivela que juntam o jet ski à carreta estão bem firmes. Por último, verifique se a bateria do jet ski está carregada.

QUANDO FOR PARTIR

Posicione o jet ski sobre a carreta e utilize a manivela para levantar o equipamento até a altura ideal (a frente deve ficar encostada no amortecedor da manivela). Verifique a trava de segurança da manivela e tire o reboque da água. Em seguida, ligue o cabo de luz da carreta novamente ao carro, retire todos os pertences que você colocou no compartimento do jet ski e fixe bem as amarras com a traseira da moto aquática.

DURANTE O TRANSPORTE

Como o peso na traseira será maior com o jet ski, procure sempre manter uma distância maior dos outros carros para, assim, conseguir frear com mais segurança. Além disso, também é fundamental fazer curvas mais abertas, uma vez que a carreta pode, em alguns casos, ser mais larga que o carro. Por isso, é fundamental que, antes de pegar a estrada, você treine como é guiar com o reboque.

QUANDO CHEGAR AO DESTINO

Assim que chegar ao destino, abra as amarras da traseira do jet ski, desligue o cabo de luz que conecta a carreta ao carro e leve a moto aquática para a rampa que dá acesso à água. Para não danificar o veículo, é importante que o reboque entre na água em linha reta. Coloque uma corda no jet ski para que você consiga controlá-lo quando soltar o mesmo da carreta.

Dê ré até o equipamento começar a flutuar e segure o freio, para que o carro não troque de posição quando você for descer. Segure o cabo que prende o jet ski e solte-o aos poucos na água, com o auxílio da manivela. Em seguida, solte o freio e remova a carreta da água.

(*) Conversion

Saiba quais medidas devem ser tomadas para transportar o seu jet ski com toda a segurança possível. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.