23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Com mais um título, aquidauanense Talita garante vaga nas Olimpíadas 2016

31/08/2015 15h06 – Atualizado em 31/08/2015 15h06

Dupla Talita/Larissa conquistou o ouro do Grand Slam da Polônia. Aquidauanense festejou aniversário em grande estilo

Da Redação

Além de comemorarem o título do Grand Slam da Polônia, em Olsztyn, a aquidauanense Talita e a capixaba Larissa garantiram lugar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, grande objetivo da dupla. A vaga já havia sido conquistada com a classificação às semifinais, mas a medalha de ouro foi a grande cereja do bolo.
Na grande final, disputada no sábado (29), as brasileiras venceram as holandesas Madelein Meppelink e Marleen Van Iersel por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 25/23, em 37 minutos de jogo.

Se o primeiro set foi tranquilo, com saques precisos de Larissa e grandes bloqueios de Talita, as adversárias equilibraram a partida no set final, chegando a ter, por duas vezes, a chance de fechá-lo. As brasileiras, porém, se recuperaram, retomaram a vantagem no placar e o caminho para o título, para alegria da aniversariante Talita.

“Ela (Larissa) me deu um presente maravilhoso. Foi uma bela partida e nós jogamos muito bem, com nossos corações. Estou muito feliz com este presente. Agora estamos indo para casa depois de uma longa temporada e será ótimo jogar no Rio de Janeiro. Um ano antes dos Jogos Olímpicos de 2016, queremos estar lá (no Open do Rio de Janeiro)”, disse a aquidauanense, em entrevista à CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).

O ouro e a vaga olímpica consolidam a grande fase de Talita e Larissa, chegando ao quinto título em oito etapas disputadas do Circuito Mundial 2015. Elas já haviam conquistado o ouro nos Major Series de Moscou (Rússia), Porec (Croácia) e Gstaad (Suíça), e no Grand Slam de Long Beach (EUA).

A vitória rende uma premiação de 57 mil dólares às campeãs, que também somam 800 pontos no ranking da FIVB (Federação Internacional de Voleibol) e na corrida olímpica brasileira (onde já não podem mais ser alcançadas). Desde o início da parceria, em junho de 2014, elas somam nove ouros em etapas internacionais, além do título do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2014/2015, quando conquistaram sete das nove etapas.

A próxima parada é o Open do Rio de Janeiro, de 02 a 06 de setembro, na Praia de Copacabana. O torneio terá entrada franca à torcida na arena montada na altura da avenida Princesa Isabel.

Em 2015, o calendário do Circuito Mundial prevê cinco Grand Slams, três Major Series, dez Opens, o Campeonato Mundial e o World Tour Finals, que reunirá apenas os oito melhores times da temporada de cada gênero. Cada torneio possui pontuação e premiação distintas, mas serão distribuídos ao todo mais de 9,6 milhões de dólares.

(*) Correio do Estado

Larissa e Talita no pódio do Grand Slam da Polônia. (Foto: FIVB / Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.