21.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Prefeita recebe no Gabinete ex-campeão olímpico três-lagoense

20/02/2014 14h58 – Atualizado em 20/02/2014 14h58

Zequinha Barbosa apresentou projeto de incentivo e de construção de pista oficial de atletismo para Três Lagoas

Da Redação

A prefeita Marcia Moura (PMDB) recebeu o ex-atleta e campeão olímpico três-lagoense, José Luiz Barbosa, mais conhecido no mundo dos esportes como Zequinha Barbosa, no início da tarde de quarta-feira (19), na sala de reuniões do Gabinete.

Acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Aparecido Queiroz – Jorginho do Gás (PSDB), Zequinha Barbosa apresentou à prefeita de Três Lagoas seu projeto de incentivo ao atletismo para sua terra natal. O referido projeto entre outras ações e finalidades, consiste na construção de uma pista oficial de atletismo, com financiamento do Instituto Zequinha Barbosa-Correndo Pela Vida (IZB), com o apoio financeiro de investimentos da iniciativa privada.

A princípio, a pista oficial de atletismo seria construída no Estádio da Aden, na Esplanada da NOB, após ser oficialmente cedido ao patrimônio imobiliário da Prefeitura de Três Lagoas, já que hoje integra o Patrimônio da União.

Por sua vez, a prefeita de Três Lagoas manifestou seu apoio ao projeto, “uma vez que tem a iniciativa de um notável atleta da nossa Cidade e que muito contribuiu para a valorização do Esporte, conquistando inúmeras vitórias mundiais”, comentou Marcia Moura.

O encontro também foi acompanhado pelo secretário de Esportes, Juventude e Lazer – Sejuvel, Walter da Silva Dias; pelo secretário de Educação e Cultura, professor Mario Grespan Neto; e pelo representante do IZB em Três Lagoas, conhecido como professor Roberto.

ZEQUINHA BARBOSA

Segundo informações colhidas no Wikipédia, Zequinha Barbosa fez parte do período de ouro do meio fundo brasileiro e no Mundo, se tornando um dos únicos atletas a participar de quatro Olimpíadas, nove Campeonatos Mundiais e três Jogos Pan Americanos. Por nove anos consecutivos, Zequinha Barbosa permaneceu no ranking dos 10 melhores atletas do Mundo.

O três-lagoense é também o atleta com mais conquistas de resultado da história dos 800 metros rasos.

Suas melhores marcas foram nos Mundiais, começando com o ouro no Mundial Indoor de 1987 e prata no Outdoor de Tóquio. Sua última grande conquista foi a medalha de ouro no Pan-Americano de Mar Del Plata, em 1995.

Hoje mora nos Estados Unidos na cidade de San Diego Califórnia e trabalha como técnico de atletismo e cross country em nível escolar e universitário. Zequinha também trabalha com condicionamento físico no alto rendimento em várias modalidades de esportes, contribuindo para que os atletas de alto nível melhorem sua performance.

Com o apoio de toda a comunidade esportiva e em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco, em 2001, o atleta três-lagoense fundou o Instituto Zequinha Barbosa-Correndo Pela Vida (IZB), com a finalidade de promover ações socioeducativas.

(*) Com informações de Assecom Prefeitura de Três Lagoas

O três-lagoense é também o atleta com mais  conquistas de resultado da história dos 800 metros rasos (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.