20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Adolescentes do Programa Pelotão Mirim são graduados a cabo e 3º sargento

03/09/2015 09h07 – Atualizado em 03/09/2015 09h07

Solenidade ocorreu na sede da 2ª Cia. de Infantaria do Exército Brasileiro

Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro realizou noite desta quarta-feira (02), a solenidade de Graduação dos participantes do Programa “Pelotão Mirim”. O evento ocorreu na sede da 2ª Companhia de Infantaria do Exército e contou com a presença de autoridades do município, dos formandos e seus familiares.

Foram graduados nove adolescentes que passaram de soldado para cabo e cinco para 3º sargento. A graduação não visa apenas desenvolver a hierarquia dentro do Programa “Pelotão Mirim”, mas também, é uma forma de reconhecer os alunos que se destacaram nas ações desenvolvidas ao longo do ano demonstrando disciplina, apresentação pessoal, camaradagem, preparo técnico, capacidade de liderança e entre outros atributos.

O comandante da 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro, Major Nélio Moura Bertolino, destacou o recente aniversário do programa que completou 17 anos de existência. “É um programa muito bem sucedido, a metodologia pode ter mudado com o passar do tempo, mas o objetivo é o mesmo, pois a complementação pedagógica tem atingido com competência a todos os envolvidos nesse trabalho”, disse, também parabenizando a graduação dos mirins.

A Assessora de Apoio Técnico Administrativo da Gestão Municipal, Cristina Martins Gonçalves, que no ato representou a secretária da pasta, Maria Lúcia Firmino e a prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura, disse aos formandos a honra da graduação e também elogiou os participantes do programa e seus familiares. “Continuem sendo filhos brilhantes para os seus pais e fascinantes por fazerem a diferença na sociedade”, falou.
A diretora de Proteção Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Gabriele Zani da Silva falou da importância do programa perante o município. “Quando os formandos usam esta farda, não representam somente o Pelotão Mirim, mas sim a nossa Secretaria Municipal de Assistência Social e o Exército e isso é uma grande responsabilidade”, destacou.

Durante a sua fala, a coordenadora do programa, Vera Lúcia Batista de Souza, desejou boas vindas aos novos graduados, parabenizou a participação dos mirins e seus familiares no evento.

PROGRAMA

O Programa Pelotão Mirim, denominado Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), atende aproximadamente 60 crianças e adolescentes, na faixa de 10 a 15 anos, nos períodos matutino e vespertino, tendo como Centro de Referência de Assistência Social o CRAS Interlagos. O horário de funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.

As atividades são realizadas na sede da 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro e tem como objetivo na forma social a participação cidadã e desenvolvimento do protagonismo de crianças e adolescentes.
O programa foi criado em 26 de agosto de 1998 e atendia primeiramente crianças e adolescentes de 10 a 15 anos do sexo masculino, na qual recebiam alimentação, acompanhamento escolar e atividades esportivas.

Com o tempo, foi implantada uma proposta educativa, que tem por base a teoria das inteligências múltiplas que através desta metodologia de trabalho o programa incluiu em suas ações que são ensinadas até os dias atuais.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.