20.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Após denúncia do Perfil News, tratores estão proibidos de circular na área da Lagoa Maior

28/01/2016 09h57 – Atualizado em 28/01/2016 09h57

Na semana passada a reportagem denunciou que a estrutura da pista estava sendo comprometida porque os tratores da prefeitura que realizam a limpeza do local estavam transitando sobre o piso

Ricardo Ojeda e Stefanny Souza

Após denúncia na semana passada que o trator da prefeitura que realiza a limpeza em torno da Lagoa Maior transita sobre a pista de caminhada e isto está comprometendo a estrutura do local, clique no linka reportagem do Perfil News foi procurada pelo gerente da Unidade de Conservação das Três Lagoas, Manoel Pimenta de Queiroz Neto, que garantiu que os tratores estão proibidos de circularem pela área de preservação permanente, bem como está vedada a circulação dos veículos pela grama.

De acordo com Pimenta, que é Técnico em Meio Ambiente e começou a trabalhar como gerente da unidade no dia 15, “o trator já está proibido de entrar na área de preservação permanente, não só na pista de caminhada, mas também na área de preservação, na grama”.

RETOQUES

O técnico afirma que a pista receberá retoques nos lugares onde a água fica empossada em breve e que a preocupação vai mais além de aparência. “A ideia agora é mexer na infraestrutura dela, dar suporte para ela, tornar ela mais sustentável, não só ficar preocupado com poda de grama”, explicou Pimenta.

A equipe formada pelo gerente é composta por sete pessoas, dois são funcionários da prefeitura e os outros cinco são presidiários em regime semiaberto.

Esse grupo conta com o apoio da Polícia Militar Ambiental que emprestou um barco para auxiliar nos desenvolvimentos dos trabalhos. “O Tenente Braga me emprestou um barco por três meses para ser feito a limpeza dentro da água. Nós vamos fazer medição de parâmetros de índice de turbidez, de contaminação, e vamos fazer fotos também, de três em três meses”, ressaltou Pimenta.

MONITORAMENTO

Segundo o técnico, as fotos possibilitam acompanhar o desenvolvimento das lagoas. “Vamos fazer fotos das lagoas no geral pra gente ver o desenvolvimento das plantas aquáticas, o desenvolvimento das flutuantes e vamos monitorar os animais, ver a quantidade certinha de animal que tem. Tudo isso agora vai ser feito”, disse Pimenta.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O técnico afirmou que já nos próximos dias será trabalhada uma educação ambiental com as pessoas que frequentam a lagoa e fazem piquenique pela área. “Já tem toda uma programação em cima de se começar uma educação ambiental, inclusive usando panfletos e teatros, isso já vamos começar rapidamente dentro de daqui uns 15 dias”, afirmou Pimenta.

Segundo o gerente, a população pode fazer denúncias se observarem os tratores circulando pela pista de caminhada e área de preservação permanente. “A população pode denunciar com certeza, a hora que ver o trator na pista pode ligar na secretaria do meio ambiente”, finalizou Pimenta.

A Secretaria do Meio Ambiente está localizada na Avenida Capitão Olinto Mancini, número 2462, bairro Colinos e o telefone para contato é o 3929-1249.

Tráfego de tratores na pista de caminhada estava em procedimento irregular e comprometendo e base da via (Foto: Ricardo Ojeda)

Gerência da unidade de conservação em parceria com a Polícia Militar Ambiental conseguiu um barco para fazer a limpeza interna da lagoa, bem como acompanhar o desenvolvimento da vegetação e dos animais (Foto: Ricardo Ojeda)

Em pontos da pista, onde acontece o acúmulo de água serão feitos procedimentos para escoamento (Foto: Ricardo Ojeda)

A maioria dos frequentadores utilizam o local para piquenique e não recolhem o lixo, como garrafas e plásticos, situação que compromete a beleza do local e a segurança dos animais (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.