18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Assomasul elege nova diretoria e Conselho Fiscal no dia 16 de janeiro

22/12/2014 15h03 – Atualizado em 22/12/2014 15h03

Assessoria de Comunicação

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) elegerá os membros da nova diretoria e do Conselho Fiscal no próximo dia 16, conforme edital de convocação publicada na edição da última sexta-feira em jornal de circulação regional.

Por enquanto, dois prefeitos demonstraram interesse em suceder o presidente da entidade, Douglas Figueiredo (PDT), eleito para um mandato de dois anos no dia 22 de janeiro de 2013. Juvenal Neto (PSDB), de Nova Alvorada do Sul, e Sérgio Barbosa (PMDB), de Amambai, estão em campanha.
A votação que elegerá o novo presidente da Assomasul, além dos demais cargos da diretoria e o Conselho Fiscal, ocorrerá das 8h às 17h, na sede da entidade, em Campo Grande.

O edital indica ainda, além da data da eleição, o prazo para inscrição das chapas, que se expira às 17h do dia 15, um dia antes do pleito, e a posse da nova diretoria ocorrerá em 30 de janeiro.

Apesar de teoricamente ser restrita aos prefeitos, a campanha em torno do comando da Assomasul sempre envolve nos bastidores os principais líderes políticos do Estado pela importância da entidade no contexto estadual e nacional.

Além de dar visibilidade política a seus dirigentes, a Assomasul tem trânsito livre entre os principais órgãos governamentais, incluindo os governos estadual e federal, Assembleia Legislativa e o Congresso Nacional, o que lhe dá um forte poder de negociação institucional em torno de mais recursos para os municípios.

Dentro da estrutura da entidade, além da Central de Projetos, a Assomasul dispõe de um escritório de representação em Brasília para auxiliar os prefeitos na busca de suas demandas nos ministérios e no Congresso Nacional.

UNIDADE

Particularmente, Douglas defende que a unidade deve prevalecer na entidade, independentemente do resultado da eleição e da preferência dos associados por esse ou aquele candidato.
Segundo ele, o importante após o cumprimento do processo democrático é dar continuidade a luta pelo municipalismo, bandeira principal da Assomasul e da CNM (Confederação Nacional de Municípios), da qual a entidade é filiada.

A diretoria da Assomasul, segundo ele, é composta por prefeitos de vários partidos e a sua posição político-partidária não pode implicar em nenhum comportamento que venha comprometer os interesses e os ideais municipalistas.

A diretoria da Assomasul é constituída pelos seguintes cargos: Presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, Secretário-geral, 1º secretário, 2º secretário, Tesoureiro-Geral, 2º Tesoureiro-Geral, Diretor de Relações Públicas, Diretor de Assistência Municipalista, Diretor de Patrimônio, Diretora de Cultura, Diretor Esportivo, além do Conselho Fiscal, composto por três nomes e respectivos suplentes.

Assomasul elege nova diretoria e Conselho Fiscal no dia 16 de janeiro

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.