21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Audiência Pública da LDO apresenta metas e ações para 2016

22/05/2015 16h31 – Atualizado em 22/05/2015 16h31

A reunião aconteceu no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Três Lagoas

Assessoria

Na manhã desta sexta-feira (22), a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Controle realizou no Plenarinho da Câmara de Vereadores, Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016. A análise das ações e metas para 2016 pelos Poderes Executivo e Legislativo foi apresentada por Gilmar Meneguzzo, do Departamento de Contabilidade, da Secretaria Municipal de Finanças e Controle.

Na LDO, as definições para 2016 são diretrizes para elaboração do orçamento 2016, metas e prioridades da Administração Municipal, diretrizes específicas do Poder Legislativo, promoção equilíbrio entre receitas e despesas e diretrizes do orçamento fiscal e seguridade social.

Além disso, foram também definidas para o próximo ano despesas com pessoal e encargos sociais, disposições sobre alterações da legislação tributária, critérios e formas de limitação de empenho, condições e exigências para transferências a entidades, aplicação dos índices constitucionais, controle e normatização de precatórios e entrega do orçamento à Câmara em 15 de outubro.

No total, foram apresentadas 297 ações e metas sendo distribuídas: Câmara Municipal (4), Gabinete (14), Administração (13), Finanças (18), Infraestrutura (19), Saúde (38), Trânsito (14), Educação (39), Esportes e Lazer (21), Assistência Social (38), Meio Ambiente, Agronegócios (18), Desenvolvimento Econômico (16), Planejamento (35).

Após a apresentação os presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a LDO. De acordo com o Gilmar, o projeto de lei da LDO será encaminhado até o dia 1º de junho para Câmara de Vereadores. A reunião contou com a participação da secretária de Administração, Janaína Lunardi; do secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Walter da Silva Dias e de servidores municipais.

SOBRE A LDO

A Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO faz parte das Bases Legais do Planejamento Governamental, como instrumento para orientar a elaboração da Lei de Orçamento Anual (LOA) do exercício financeiro subsequente, relativamente às prioridades, metas e etc., incluindo despesas de capital.

A LDO inclui prioridades da Administração Pública Municipal para 2016, em observância aos cenários macroeconômicos pressupostos de inflação e legislação sobre a qual será esperada a receita.

Assim, a Audiência Pública visa à participação da sociedade sendo uma das melhores formas de exercer a cidadania e participar da gestão municipal.

(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Três Lagoas


Foram definidas para o próximo ano despesas com pessoal e encargos sociais, disposições sobre alterações da legislação tributária, (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.