19.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Bancada de MS garante obra do Instituto da Mulher e da Criança em Dourados

01/12/2016 09h30

A obra, orçada em R$ 35 milhões, além dos recursos vinculados ao Ministério da Educação, deverá ser inaugurada em 2019

Assessoria

O ministro da Educação, Mendonça Filho, garantiu a liberação de recursos para o início da obra de construção do Instituto da Mulher e da Criança (Unidade da Mulher e da Criança), em Dourados. O compromisso foi assumido durante audiência com o coordenador da bancada federal, senador Waldemir Moka (PMDB), e com o deputado federal Geraldo Resende (PSDB).

Orçada em R$ 35 milhões, a obra deverá ser inaugurada em 2019, além dos recursos vinculados ao Ministério da Educação. Serão aplicados recursos próprios do Governo do Estado e de emendas individuais dos parlamentares e de bancada.

A unidade hospitalar será construída em anexo ao Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, servindo à população que habita toda a região polarizada pelo município, formada por mais de 800 mil habitantes.

“Temos de levar em consideração, quando se avalia a importância da obra, de que o projeto não somente beneficiará às mulheres e as crianças da região, como, ainda, servirá de setor destinado à aprendizagem dos estudantes de Medicina da UFGD”, justificou Moka, coordenador da bancada.

De acordo com informações da Reitoria da UFGD, o IMC terá um edifício com 8,7 mil metros quadrados construídos, com subsolo e mais quatro pavimentos, dotados de consultórios de ginecologia e obstetrícia, banco de leite, consultórios de pediatria, Pronto Atendimento Pediátrico (PAP) e salas das residências.

A nova unidade materno-infantil deverá entrar em funcionamento em duas etapas. Na primeira, será contemplado o Serviço de Obstetrícia. As instalações terão 35 leitos de internação, Centro de Paro Normal com cinco quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), Pronto Atendimento Obstétrico com três consultórios e cinco leitos de observação, e Centro Obstétrico com quatro salas cirúrgicas e cinco leitos de RPA (Recuperação Pós-Anestésica).

Para a segunda etapa está prevista a implantação do Serviço de Neonatologia/Pediatria (Cuidados Intensivos), com 20 leitos de UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), 30 leitos de UCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Convencional), dez leitos de UCINCa (UCI Canguru) e 20 leitos de UTIP (UTI Pediátrica).

Além de Moka e Geraldo, a audiência teve a participação da superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, Mariana Croda, o vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Laedson da Silva Bezerra, e assessores dos demais parlamentares do Estado.

(*) Assessoria de Comunicação do senador Waldemir Moka

Moka e Geraldo discutem com ministro obra do hospital (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.