23.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Bons motoristas são destacados por vereador em Três Lagoas

11/02/2015 10h30 – Atualizado em 11/02/2015 10h30

Bons motoristas são destacados por vereador em Três Lagoas

Preocupado com conduta de maus motoristas, vereador testa e comprova comportamento inconsequente no trânsito da cidade e ganha elogios de promotor de Justiça

Léo Lima e Ricardo Ojeda

A violência no trânsito de Três Lagoas está diretamente ligada ao mau comportamento dos condutores de veículos e descaso destes em acatar o que a legislação determina. Tal fato foi comprovado pelo vereador Gil do Jupiá, recentemente, quando ele, travestido de pedestre acidentado ou deficiente físico, testou, em frente a um hospital, a reação de motoristas, motociclistas e até ciclistas, frente à tentativa de travessia de via. Demorou, mas Gil conseguiu flagrar alguns bons condutores que pararam os veículos para que o suposto transeunte pudesse transpor o outro lado da avenida Rosário Congro. Oitenta deles foram elogiados e receberam um “prêmio” pela ação cidadã: uma caneca com adesivo da campanha “Motorista Nota 10; eu respeito o trânsito”.

Segundo o vereador, sua iniciativa partiu da situação caótica do trânsito na cidade, onde uma média de quatro acidentes é registrada diariamente. “Muitos acidentes acabam em morte”, alertou.

Por conta disso, como é o estilo do vereador, ele usou mais uma vez a rede social para exaltar sua preocupação com a violência no trânsito: postou um vídeo onde ele, tentando disfarçar ser um cidadão comum com deficiência, tentava atravessar a avenida usando cadeira de rodas, andador para idoso e muletas (equipamentos cedidos gentilmente pela empresa Franco Ortopedia). Na gravação, Gil do Jupiá pedia passagem, na faixa de pedestres, mas a maioria dos condutores de veículos não permitia. Quando um atendia ao pedido, ele se mostrava e premiava a conduta cidadã, elogiando e entregando uma caneca símbolo da campanha.

“A tentativa é conscientizar as pessoas, especialmente os motoristas, para que obedeçam a sinalização de trânsito e, mais, se comportem como cidadãos”, observou Gil. Conforme ele, “até pedestres e ciclistas tem que ser conscientizados de que também tem que obedecer a legislação de trânsito”.

CAMPANHA CONTINUA

Em entrevista ao Perfil News, na manhã de ontem (10), Gil do Jupiá afirmou que a campanha de conscientização vai continuar, mas sem, no entanto, enfocar o local e nem quando. “Estamos estudando”, disse.

Assista vídeo com a campanha do vereador e os flagrantes dos condutores

A postagem do vídeo na internet chamou a atenção da direção deste site que, em acordo com o vereador, foi até o promotor de Justiça e Meio Ambiente Antônio Carlos Garcia de Oliveira, para que opinasse a respeito. Ele considerou, dentre as ações polêmicas já perpetradas pelo vereador, a que mais lhe chamou a atenção, mais pelo destaque cidadão e de conscientização da campanha.

A seriedade da campanha foi também alvo de elogios do promotor à iniciativa do parlamentar. Antônio Carlos é também outro que vem demonstrando preocupação, sobretudo, às questões inerentes ao meio ambiente e comportamental, como o trânsito na cidade. “Não é uma iniciativa política [do vereador], mas sim um exercício de cidadania”, avaliou o promotor.

Para Antônio Carlos, muitos condutores de veículos agem individualmente no trânsito, preterindo o comportamento coletivo. No vídeo gravado por Gil do Jupiá um motorista, que seria instrutor de auto escola, foi um dos que não parou o carro para permitir a travessia do suposto deficiente físico. Ele lembrou que, em certa ocasião, quase foi envolvido em um acidente, onde o condutor de uma caminhonete, na Avenida Capitão Olyntho Mancini, por pouco não atropelou uma pessoa. “Parei para que a senhora atravessasse, mas o sujeito da caminhonete não; felizmente, ela não foi atingida”, contou.

Antônio Carlos reforçou elogios à atitude de Gil do Jupiá, afirmando que “a iniciativa merece ser incentivada”,


O promotor de Justiça, Antonio Carlos Garcia de Oliveira recebeu a reportagem do Perfil News e depois de assistir o vídeo pelo celular, disse que ficou surpreso pela atitude cidadã do vereador Gil do Jupiá (Foto: Paulo Rezende)

Atitude irresponsável do condutor ou do instrutor da auto escola flagrado duas vezes cometendo infração de trânsito quando não respeitou a passagem do cadeirante (Foto: Reprodução)

... e ganharam como incentivo um copo de alumínio personalizado com os dizeres Motorista Nota 10 (Reprodução)

Os motoristas e motociclistas que respeitaram a faixa de pedestres foram elogiados pela equipe do vereador...

Achando que acontecia uma situação real, o policial militar que passava pelo local parou para ajudar o cadeirante atravessar a rua (Foto: Reprodução)


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.