24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Com 35 câmeras de alta definição, Três Lagoas passa a ser vigiada em tempo real

17/07/2015 18h12 – Atualizado em 17/07/2015 18h12

Com tecnologia de ponta e funcionamento 24 horas por dia, as câmeras serão a nova arma da Polícia Militar para combater o crime

Fotos: Patrícia Miranda

Fábio Jorge

As autoridades policiais e a sociedade de Três Lagoas contam com mais um recurso contra a criminalidade. Nesta manhã (17), foi oficialmente inaugurada a Central de Monitoramento, compostas de 35 câmeras de segurança, instaladas em pontos estratégicos da cidade, com intuito de coibir crimes como furtos e roubos. O equipamento poderá acompanhar em tempo real as ações de meliantes que poderão ser detidos ainda no local ou identificados através das imagens, que serão armazenadas em um banco de dados.

Com investimento de R$1.234.529,17 através de convênio firmado entre a prefeitura municipal e Petrobras, a central funcionará 24 horas por dia em sala exclusiva nas próprias instalações do 2º Batalhão da Polícia Militar.

TECNOLOGIA DE PONTA

A sala de monitoramento conta com quatro computadores interligados a três telões de onde são transmitidas em tempo real as imagens captadas das ruas e praças. Das 35 câmeras, 29 são móveis. Conforme explicou o Tenente Coronel Wilson Sérgio Monari, “as câmeras têm giro de 360° podendo captar vários ângulos da região, ou seja, ela alcança tudo o que está nos quatro trechos a leste, oeste, norte e sul”.

Os equipamentos de pontos fixos, (seis no total), estão localizados nas entradas e saídas da cidade e tem como foco, condutores que passam pelo município, de forma a identificar veículos roubados, contrabando e autores de delitos que estejam em fuga.

Uma equipe de policiais ficará na central acompanhando as imagens a todo o momento. Caso seja visualizada alguma atitude suspeita, o agente operador entra em contato com as viaturas para se deslocar ao determinado local, e assim, deter o bandido.

Outra vantagem das câmeras é o alcance do zoom, que pode captar uma imagem com total nitidez há cerca de 200 metros de onde está instalada. Esse recurso possibilita identificar bandidos e suspeitos que não forem presos no local.

DISCURSOS DAS AUTORIDADES

Durante seu discurso, o secretário estadual de segurança pública Silvio Cesar Maluf enalteceu o eficiente trabalho do pelotão de Três Lagoas. “Há cerca de dois meses estive aqui na formatura dos novos policiais militares que estão em trabalho pela segurança e ordem da cidade. Diante da redução de crimes revelados pelo Tenente Coronel Monari, me sinto imensamente feliz por fazer parte de um time de luta pela tranquilidade e paz da sociedade. Agora com estas câmeras, acreditamos que Três Lagoas estará melhor amparada nesta questão”, disse o secretário.

Já o Comandante Geral Deusdete de Oliveira, além de enaltecer o comprometimento dos policiais, agradeceu o apoio político pelo empreendimento. “Essa vitória da polícia contra a criminalidade só foi possível graças à preocupação dos vereadores e da prefeita Marcia Moura com a segurança da cidade. Com certeza, este investimento será o maior presente que a prefeitura e Petrobras poderão dar à sociedade e, a Polícia Militar se sente honrada por poder estar à frente deste trabalho”, exaltou o Comandante.

PRESENÇAS

A solenidade de inauguração foi prestigiada por diversas autoridades e população em geral, tendo o pronunciamento do comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar do município, Tenente Coronel Wilson Sergio Monari, do comandante geral da PM no Estado, Coronel Deusdete de Oliveira, do secretário estadual de segurança pública, Silvio Cesar Maluf, do presidente do CODESUS (Conselho de Desenvolvimento Sustentável) Milton Gomes Silveira, do vereador, Welton Irmão e da prefeita Marcia Moura.

AÇÕES MITIGATÓRIAS

Osni Lúcio, representante da Petrobras, também discursou e citou a preocupação da Empresa com a sociedade. “A Petrobras se envolve em todos os lugares onde realiza algum empreendimento. Esse repasse ao município devido às ações mitigatórias é uma forma de compensar à comunidade pelos impactos causados pela instalação. A Petrobras acredita que ao melhorar a segurança, melhora a qualidade de vida do cidadão”, enfatizou Osni.

Dentre as autoridades que conferiram a sala de comando do vídeo monitoramento estão a prefeita  de Três Lagoas Marcia Moura, o comandante do 2° BPM Tenente Coronel Wilson Sergio Monari, do secretário estadual de segurança pública, Silvio Cesar Maluf e comandante geral da PM no Estado, Coronel  Deusdete de Oliveira. (Foto: Patrícia Miranda)

O secretário estadual de segurança pública, Silvio Cesar Maluf manuseou um dos equipamentos do vídeo monitoramento. (Foto: Patrícia Miranda)

Com 35 câmeras de alta definição, Três Lagoas passa a ser vigiada em tempo real

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.