17.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Correios celebra Dia do Selo

31/07/2014 15h45 – Atualizado em 31/07/2014 15h45

Em Mato Grosso do Sul a data terá o lançamento regional do selo Centenário de Nascimento de Dorival Caymmi

Da Redação

Os Correios comemoram nesta sexta-feira, 1º de agosto, o Dia do Selo Postal Brasileiro. A data marca o lançamento da primeira emissão postal nacional, chamada de “Olho de boi”, em 1843. Para marcar a data, em Mato Grosso do Sul ocorre o lançamento regional do selo Centenário de Dorival Caymmi, durante a inauguração das novas instalações do Centro de Distribuição Domiciliária da Zona Leste de Campo Grande. Este selo traz impressa a face de Caymmi, em preto-e-branco, em sua maioridade artística. Além de compositor, Dorival Caymmi também dedicou-se à pintura. Tornou-se amplamente conhecido após a gravação de “O que é que a baiana tem?”, por Carmem Miranda, em 1939. A partir daí, Caymmi passou a ter suas canções associadas a temas de televisão e gravadas por artistas de todas as gerações.

HISTÓRIA

Na época da criação dos selos Olho-de-Boi, a emissão foi lançada com três valores: 30, 60 e 90 réis, exemplares até hoje destacados no cenário filatélico mundial.

Os selos brasileiros sempre foram referência na filatelia nacional e internacional, sendo premiados e reconhecidos pela qualidade gráfica, artística e temática inerente ao processo de criação e impressão. Para isso, os Correios têm adotado em suas emissões anuais técnicas inovadoras como microletras, odores, hologramas, tintas, vernizes especiais e alto relevo, além de investir no tradicional talho doce.

ATUALIDADE

Em vista das tendências atuais do cenário filatélico, os selos personalizados merecem destaque neste Dia do Selo, uma vez que representam novos tempos, quando os cidadãos e as organizações podem registrar em emissões postais personalizadas seus momentos especiais, fotos expressivas e imagens representativas de suas vidas e de seus empreendimentos, sendo bastante utilizado para eternizar datas importantes como casamentos, aniversários, o nascimento de um filho ou festas de formatura. Os selos são produzidos em folhas com 12 unidades e podem ser adquiridos nas agências dos Correios.

SERVIÇO

O lançamento do selo está marcado para as 8h de 1º agosto, na inauguração das novas instalações do Centro de Distribuição dos Correios – Zona Leste, em Campo Grande. O novo endereço da unidade que atende aos moradores dos bairros da região é Rua Itápolis, 340 – Bairro São Lourenço.

(*) Com informações de Assecom Correios

Correios celebra Dia do Selo

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.