26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Crise afeta presente do Dia dos Namorados em Três Lagoas, aponta pesquisa

24/05/2016 12h14 – Atualizado em 24/05/2016 12h14

Na economia local, de acordo com a pesquisa deste ano, devem ser injetados R$ 3,2 milhões no comércio de presentes e o valor médio ficará em torno de R$ 136,50

Patrícia Miranda

Em 2016, o três-lagoense ainda amarga as dificuldades financeiras e datas especiais podem ser prejudicadas por conta disso. Prova desse momento, é a pesquisa realiza pela Fecomércio|MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul) divulgada nesta terça-feira (24) pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo) de Três Lagoas que demonstrou a intenção de compras da população para o Dia dos Namorados no município.

No ano passado (2015) a expectativa do mesmo estudo era que R$ 5,81 milhões circulassem somente na compra dos presentes e 78% da população fossem às compras, no entanto 2016 os números diminuíram.

O estudo avaliou junto aos habitantes da cidade a opinião pública relacionada a assuntos do comportamento e da expectativa de consumo para a data. Aliada a Fecomércio, participaram dos resultados o SEBRAE MS e IPF MS.

RESULTADOS

Foram 200 entrevistados, entre os dias 9 e 14 de maio. As questões foram divididas em três abertas e 23 fechadas (respostas múltiplas e únicas), totalizando 26.

A população três-lagoense economicamente ativada afirmou que 37% irão às compras e 44,5% não presentearão e 18,5% estão indecisas. O principal motivo que elucida os números são dos entrevistados que não estão em um relacionamento (56,2%) e seguido dos que estão sem dinheiro (20,2%).

Roupas (23,6%), perfumes/cosméticos (21,3%) e os indecisos (32,4%) foram às principais respostas dos presentes aos amados. Cinquenta por cento disse que comprará na semana da comemoração e 32,4% quinze dias antes. Os locais mais centralizados (71,6%) serão os escolhidos para a aquisição.

Setenta e três por cento dos entrevistados fará uma pesquisa de preço, enquanto 37,8% pagarão em dinheiro e 35,1% parcelado em 3x (53,3%), 4x (23,3%) e 2x (20%).

Dos 56,9% entrevistados confirmaram que comemorarão a data, destes 49,6% vão a restaurantes e 26,1% ainda estão indecisos da escolha.

Neste ano, o perfil dos entrevistados mostrou que 54,1% eram homens entre 18 e 29 anos (43,2%), com ensino médio (51,4%), assalariados (47,3%) e renda familiar entre um e três salários mínimos (31,1%).

Pesquisa de 2016

Pesquisa de 2015


O principal local de compra apontado na pesquisa, são as lojas do centro da cidade (71,6%). (Foto: Patrícia Miranda/Perfil News)

A parcela dos três-lagoenses que estão em dúvida dos presentes que serão comprados chegou à 18,5%. (Foto: Patrícia Miranda/Perfil News)

A data deve movimentar em Três Lagoas R$ 3,2 milhões no comércio de presentes. (Foto: Divulgação)

A intenção de compra ficou abaixo dos que vão ir ao comércio para adquirem presentes. (Foto: Reprodução pesquisa)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.