34 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Delcídio diz que ICMS do diesel pode cair para 12 %

15/09/2014 18h08 – Atualizado em 15/09/2014 18h08

Delcídio diz que ICMS do diesel pode cair para 12%

A medida é estudada com o objetivo de baratear o frete no estado

Da Redação

O candidato da coligação Mato Grosso do Sul com a Força de Todos, Delcídio do Amaral, estuda a possibilidade de reduzir a alíquota do ICMS que incide sobre o óleo diesel de 17 % para 12 %, como forma de baratear o custo do frete no estado.

“Posso garantir que, inicialmente, reduziremos a alíquota para 14 %. Mas a idéia é diminuir ainda mais, chegando a 12 %, mesmo percentual cobrado nos estados vizinhos, para forçar a baixa no preço final pago pelo consumidor, seja ele o dono de uma caminhonete ou de uma frota de caminhões. Com isso vamos reduzir o custo do frete e permitir que os produtos aqui produzidos, e os que circulam por Mato Grosso do Sul, fiquem mais caros. Minha equipe econômica está aprofundando os estudos e as projeções iniciais indicam que uma suposta queda na arrecadação seria compensada pelo aumento do consumo”, explicou o candidato, durante reunião nesta segunda-feira, 15 de setembro, com funcionários de empresas da área de transporte de carga, em Campo Grande.

Delcídio disse que a alíquota de 17 % faz Mato Grosso do Sul “perder duas vezes”. “Inicialmente perdem os postos de combustíveis, porque o caminhoneiro que vem de outros estados abastecem lá fora e simplesmente atravessam o estado com o tanque cheio. E perdemos também quando os caminhoneiros daqui deixam para abastecer nos estados vizinhos, onde acabam consumindo outros produtos que poderiam estar sendo comprados aqui”, lembrou.

O candidato vai enfrentar também o desafio da logística. “Vamos ter um programa rigoroso de melhoria das nossas estradas através das parcerias público-privadas. Caberá ao estado fazer aquilo que compete ao poder público: devolver a população o que ela paga de imposto com serviços eficientes de saúde, segurança e educação. Teremos uma administração ágil, tecnológica, desburocratizada, para não atrapalhar quem produz”, afirmou.

APOIO

Depois da reunião com os trabalhadores no transporte de cargas, Delcídio foi até a sede da Associação Nipo-Brasileira, no Centro de Campo Grande, onde recebeu o apoio de diretores da entidade e lideranças da colônia japonesa na capital.

“Vamos fazer o que for possível para eleger o Delcídio já no primeiro turno. É uma pessoa competente, já provou isso como senador, e merece todo o nosso apoio”, afirmou o presidente da entidade, Acelino Nakasato.

Delcídio se emocionou com o apoio e disse que fará tudo para correspondê-lo. “Convivi muito com os japoneses, principalmente quando presidi o Conselho de Administração da Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale). Eles me ensinaram muito em vários aspectos, especialmente no que se refere à seriedade, aplicação, paciência, dedicação ao trabalho, respeito e cidadania. A contribuição que eles deram e continuam dando ao desenvolvimento do nosso estado é extraordinária. Foram fundamentais para a construção da nossa ferrovia, têm presença marcante na agricultura, na medicina, em todos os campos do conhecimento e influenciaram até a nossa culinária, com o delicioso sobá. Portanto, esse apoio me alegra muito. Vou procurar honrá-lo de todas as maneiras possíveis”, garantiu Delcídio.

(*) Com informações de Assessoria de Imprensa

Delcídio com a diretoria da Associação Nipo Brasileira (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.