16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Diretor do Senai apresenta painel do setor industrial em fórum sobre hidrovia

26/11/2015 14h49 – Atualizado em 26/11/2015 14h49

“Fórum Rumos da Hidrovia – Ações para o Desenvolvimento Sustentável do Transporte no Rio Paraguai”, realizado nesta quinta-feira (26/11), no Nacional Palace Hotel, em Corumbá (MS)

Assessoria

O diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, fez uma palestra apresentando a situação atual do setor industrial de Mato Grosso do Sul e quais são os desafios e perspectivas do setor para a próxima década.

“A nossa hidrovia carece de investimentos para melhoria da sua capacidade e navegabilidade. Essa situação está contemplada no Projeto Centro-Oeste Competitivo, encomendado pela Fiems e Famasul com apoio da CNI e CNA, para listar as intervenções necessárias para reduzir os gargalos logísticos do Brasil. Qualquer iniciativa isolada acaba não tendo muito sentido, pois toda solução logística deve ser integrada com as outras opções, como os modais ferroviário e rodoviário”, disse Jesner Escandolhero.

Ele explicou que a hidrovia e os demais modais logísticos são vitais para o crescimento da economia sul-mato-grossense. “Essa questão logística é estratégica para o desenvolvimento do Estado, não só a da hidrovia, mas a logística integrada. Isso tem impacto efetivo no custo do material produzido no Estado. Para alcançar os maiores mercados consumidores, nossos produtos têm que chegar com preços competitivos e o custo logístico tem forte impacto nisso. Toda a iniciativa de melhoria na logística que já dispomos e de outros meios que possam ser criados é de total interesse do setor produtivo”, argumentou.

Ao fim da palestra, ele destacou que o Fórum, realizado pelo Comando do 6º Distrito Naval e Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), pode potencializar o uso hidroviário no Estado.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, destacou a atuação da Fiems no processo de desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. “A Federação tem papel fundamental, que começou no ano passado com o Projeto Centro-Oeste Competitivo. O que a entidade tem de fazer é motivar e sinalizar para os empresários essa opção hidroviária. A Fiems tem condições de aglutinar os empresários para que participem de importação e exportação”, disse.

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, vê na atuação da Federação das Indústrias uma parceria para a efetivação de futuras ações entre o poder público e a iniciativa privada. “A Fiems tem assumido o protagonismo em várias situações aqui dentro do Estado. Precisamos efetivamente estabelecer as parcerias público-privadas em todos os aspectos. Hoje, nesse momento de crise que vive o País, a saída é trabalhar e ter parcerias. A Fiems é uma parceira do Mato Grosso do Sul e de Corumbá”, disse.

Para o comandante do 6º Distrito Naval da Marinha, contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, a participação da Fiems no Fórum permite que o debate hidroviário alcance diversos segmentos produtivos. “A Federação das Indústrias é simplesmente fundamental para que possamos abrir o leque de debates e chegar à conclusões e perspectivas para o nosso futuro”, finalizou.

(*) Assessoria Fiems

Fórum, realizado pelo Comando do 6º Distrito Naval e Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), pode potencializar o uso hidroviário no Estado.(Foto:Assessoria)

Diretor do Senai apresenta painel do setor industrial em fórum sobre hidrovia

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.