28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Em entrevista, Jorge do Gas diz que administração da Câmara é transparente e enxuta

03/02/2016 16h54 – Atualizado em 03/02/2016 16h54

O Presidente da Câmara dos Vereadores de Três Lagoas, Jorge Aparecido Queiroz, conversou com a reportagem do Perfil News sobre os projetos da Casa de Leis, sobre sua reeleição e garantiu que vai entregar a presidência com as contas em dia

Ricardo Ojeda e Stefanny Souza

A Câmara de Vereadores de Três Lagoas retornou ontem (02) as atividades parlamentares após recesso de final do ano, e esses são os últimos 11 meses em que a atual administração ocupará o cargo, que poderá ser renovado ou continuar com alguns dos atuais parlamentares, após a realização das eleições municipais marcadas para o dia 02 de outubro.

O Perfil News obteve com exclusividade entrevista com o presidente do legislativo, Jorge Aparecido Queiroz, que ocupa esse posto desde o dia 01 de janeiro de 2013, quando foi eleito por unanimidade.

Uma emenda à Lei Orgânica do Município de Três Lagoas e mudança no Regimento Interno da Câmara, ocorrida em 2014, tornou possível a reeleição dos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal e Jorginho do Gás, como ele é conhecido, foi reeleito ao cargo por mais dois anos, fato inédito na história do município.

De acordo com o portal da Câmara Municipal de Três Lagoas, no ano de 2001, Jorginho do Gás zerou o déficit de iluminação pública, na época ele era secretário na gestão do então prefeito Issam Fares. Em 2004, foi o vereador mais votado nas eleições, obtendo a reeleição em 2008. Na última eleição, em 2012, ele obteve 1.184 votos, cerca de 2,22 % dos votos válidos do município.

A seguir, Jorginho do Gás, que está em seu terceiro mandato como vereador, responde à reportagem sobre o legado em que vai deixar a frente da Câmara dos Vereadores, o que a população pode esperar do legislativo para este ano e a sua possível candidatura à reeleição.

Perfil News – Jorginho, começando o ano legislativo de 2016 e o último ano que fecha o seu mandado e consequentemente, o mandado da prefeita Márcia Moura. O que nós podemos esperar do Legislativo em 2016?

Jorginho do Gás – O Legislativo vai continuar sempre atuante. Os vereadores têm trabalhado muito, tem cobrado muito do poder executivo. A população tem vindo a esta casa de leis, por que quando as coisas não estão acontecendo, o que a população faz? Ela vem à casa do povo, vem cobrar do seu representante, que é o vereador, aquele que está sempre mais próximo da população.

Os vereadores, todos têm feito um bom trabalho. Foram mais de 903 indicações no ano passado, 402 requerimentos cobrando da prefeita, 182 projetos aprovados, sendo 107 do poder legislativo e 67 do poder executivo, enfim, mostrou trabalho legislativo.

É que nós não temos o poder de desenvolver e executar o serviço, é que a população, às vezes, não entende e pensa que o vereador tem esse poder de fazer com que a prefeitura executa.

Agora, claro, a prefeitura tem seu orçamento, nós aprovamos o orçamento, e vamos fazer com que ela cumpra, ela cumprindo esse orçamento, com certeza, terá uma melhora muito boa neste ano de 2016, apesar de ser uma crise que está o país. O que inclusive ele tem que fazer, tem que ter cautela ao aplicar os seus projetos, tem que ter uma união entre os seus secretariados, e conversar muito, tem que ter sabedoria, aproveitar o pouco dinheiro que existe.

Porque se fala um monte de 400 milhões, mas Três Lagoas cresceu muito e se não souber aplicar dinheiro, ele se torna pouco. Se tiver criatividade, ele se torna muito.

Então tem que ter criatividade, desenvolver um bom trabalho para que as coisas aconteçam. Então desejo ao poder executivo uma boa sorte, a prefeita Márcia Moura que encerre o seu mandado com chave de ouro.

Perfil News – Os presidentes que antecederam deixaram um legado, um construiu os anexos, construíram os gabinetes dos vereadores, outros construíram outro anexo da câmara. Qual é o legado que o Jorginho do Gás vai deixar na câmara, no seu trabalho?

Jorginho do Gás – Olha, o legado que eu vou deixar é a organização funcional da câmara. Saímos de 10 para 17, aumentamos em 70% o número de vereadores. Nós caímos de 8% do repasse para 6%.

Perfil News – E esse aumento de vereadores, obviamente que o repasse do executivo não acompanhou essa demanda, ou seja, os que tinham orçamento não pagavam 17 vereadores pagavam menos, não é isso?

Jorginho do Gás – Menos, pagavam 10 (vereadores) e era 8%. Nós fomos pra 17, enquanto o repasse caiu para 6%. Eu perdi 2%. Isso quer dizer que a câmara recebia 2 milhões de reais, então tivemos que se adequar ao novo sistema mas, adequamos a nossa casa com os projetos.

Hoje, dei posse aos concursados, temos um concurso em vista para ser feito. Este ano vou pintar toda a câmara, vou trocar toda a parte de ar condicionado, vou arrumar o plenário, enfim, investir nessa Casa de Leis.

Quando adentrei aqui, investimos mais de um milhão de reais em computadores, ar condicionados e imóveis para dar funcionalidade aos vereadores. Nós demos posse a 23 concursados. Então, a câmara cresceu muito. Nós sempre honramos, pagamos tudo em dia e fizemos tudo o que estava ao nosso alcance.

Perfil News – E em relação a parte funcional do legislativo?

Jorginho do Gás – A câmara hoje toda informatizada, legalizada na parte junto ao tribunal de contas, onde nós organizamos toda parte funcional. Criei a cartilha mirim que mostrou a toda sociedade, aos estudantes e aos jovens o que é a função do vereador, enfim, mostramos para a cidade a organização da câmara.
Hoje eu fico tranquilo porque vamos deixar para o próximo presidente tudo organizado, um novo plano de cargos.

O próximo presidente ele vai estar com a casa organizada, com estrutura financeira organizada, para ele tocar totalmente. O que não foi o meu caso. Eu tive que me adequar ao orçamento para 17 (vereadores). Eu já vou deixar o orçamento pronto para 17, que ele (o novo presidente) não vai ter que se adequara a nada, simplesmente, tocar a câmara e irá sobrar dinheiro para futuros investimentos.

Perfil News – Pela primeira vez na história de legislativo houve a reeleição do presidente. Como foi isso?

Jorge do Gás – Para colocar a casa em ordem para o próximo presidente eu pedi aos vereadores a possibilidade da reeleição, porque dois anos não daria para eu fazer isso, iria precisar de quatro anos, então tiramos quatro anos, projetamos. Os vereadores entenderam e me deram a condição de ficar mais dois anos, para simplesmente deixar para o próximo presidente uma câmara modelo para o estado.

Como nós temos hoje, a mais criticada, a nossa cota parlamentar que é totalmente organizada. Fizemos nossa licitação ao vivo, transmitida para toda a sociedade, tudo sistema pregão presencial, e hoje, para se ter ideia, a cota parlamentar ela foi regulamentada.

As pessoas (vereadores) podem usar, mas tem que usar dentro de critérios. Hoje, como por exemplo, nós licitamos um posto de gasolina. É dado quilometragem, é placa do carro do vereador, é carro cadastrado, enfim, e depois tem o relatório do que gastou para efetuar.

Perfil News – Em relação ao Ministério Público, sua administração foi fiscalizada pelo órgão”?

Jorge do Gás – O ministério público foi atuante nesses três anos. Eu quero aqui, parabenizar o doutor Fernando Lanza, que sempre nos cobrou, nos orientou, não deixou que as coisas desandassem. Isso é muito bom, você ter essa proximidade do Ministério Público. Porque a gente sabe que se você não tiver proximidade com o Ministério Público, às vezes, você acaba deixando as coisas um pouco mais fáceis de andar e acaba cometendo erros, então, eu acho muito importante isso. Nunca achei ruim nem questionei a atuação do Ministério Público.

Perfil News – Ou seja, a fiscalização dele foi benéfica a sua administração?

Jorginho do Gás – Benéfica sim, porque eu não nasci presidente, eu me tornei presidente. Então eu tive que aprender a ser um gestor e ele me contribuiu muito, junto aos funcionários da casa de leis que fizeram cursos, se readequaram.

Hoje na parte administrativa (a Casa de Leis) é tranquila e bem administrada, porque, realmente, os funcionários tiveram competência e parceria com o Ministério Público.

Tanto que o plano de cargos e carreira já foi mostrado para o Ministério Público. Ele está olhando para ver se realmente está acontecendo. Se for aquilo mesmo, para a gente poder colocar em votação, para que não tenha nada às escuras e feito às pressas. A gente tem tempo pra isso, nós viemos programando.

Perfil News – Como você pretende deixar a presidência para seu sucessor?

Jorge do Gas – Vou deixar a câmara totalmente reformada, ele vai simplesmente entrar aqui e não ter despesa nenhuma, como eu tive inicialmente. Quero aproveitar a entrevista para agradecer a Deus por me dar essa oportunidade, e aos vereadores. Fiz isso e faço com o maior carinho, porque realmente eu sei que é tão bom você encontrar a casa organizada.

As atividades do legislativo de 2016 em de Três Lagoas foram iniciadas na terça-feira, 2, co  a presença da prefeita Marcia Moura e demais autoridades do município (Foto: Assessoria)

Em entrevista, Jorge do Gas diz que administração da Câmara é transparente e enxuta

No sentido de dar mais transparências às atividades do legislativo, as reuniões da Comissão de Licitação é transmitida ao vivo pela internet e pode ser acompanhada pelo portal da câmara (Foto: Reprodução)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.