26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Empresários aprendem como ampliar faturamento ao cumprir normas de segurança

28/10/2016 15h30

Empresários aprendem como ampliar faturamento ao cumprir normas de segurança

Depois de aprenderem nas oficinas a desenvolver a criatividade, produtos e moldes, os alunos tiveram uma aula de como assegurar postura correta para os trabalhadores e disposição do imobiliário de uma confecção

Assessoria

No último dia de oficinas do Inova Moda, que faz parte do Projeto Nacional de Moda – NoSSo e é uma iniciativa do Senai de Mato Grosso do Sul em parceria com o Senai Cetiqt, Sebrae/MS e Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação do Estado), realizado nesta sexta-feira (28) no CTV (Centro de Tecnologia do Vestuário) do Senai de Campo Grande, os alunos elaboraram a planta de uma empresa com base nas normas de ergonomia e segurança impostas na Norma Regulamentadora 17.

Depois de aprenderem nas oficinas a desenvolver a criatividade, produtos e moldes, na “Oficina de Ficha Técnica” os alunos tiveram uma aula de como assegurar postura correta para os trabalhadores e disposição do imobiliário de uma confecção. Segundo a consultora de moda do Senai de Brasília, Ana Karol Melo, que ministrou a oficina, a empresa que segue as normas assegura produtividade e qualidade de vida do trabalhador. “Como na indústria da moda o funcionário passa 480 minutos do dia costurando, depois dos primeiros 200 minutos, já não produz da mesma forma”, explicou.

De acordo com a consultora, uma grande empresa do estado de Santa Catarina conseguiu aumentar o faturamento mensal em R$ 20 milhões somente com uma linha de produtos ao reorganizar a fábrica em conformidade com a NR 17. Depois de aprenderem sobre a norma, os alunos foram divididos em dois grupos e elaboraram o mapa de risco de uma empresa.

“Não temos a ideia da dimensão do cumprimento dessas normas para uma empresa. É importante saber porque isso influencia diretamente na produção e sucesso do empresário”, avaliou a proprietária de um ateliê na Capital, Heglys Queiroz. Ao fazer um balanço sobre os quatros dias de oficinas do Inova Moda, consultora do CTV e gestora do evento, Hanna Viana, destaca que os alunos puderam aprender, passo a passo, como funciona a indústria da moda.

“A primeira oficina abordou o processo criativo, depois veio o desenvolvimento de produtos, tendências nacionais e internacionais, até chegar na questão da gestão de uma empresa, que passa pela organização, cumprimento das normas técnicas e bem-estar e saúde do funcionário”, afirmou, comemorando o resultado positivo do Inova Moda.

(*) Fiems

Os alunos elaboraram a planta de uma empresa com base nas normas de ergonomia e segurança impostas na Norma Regulamentadora 17. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.