22.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Encontro de Negócios do Sistema S reúne empresários em São Gabriel do Oeste

20/10/2016 13h55

O Encontro foi promovido com o objetivo de apresentar os serviços oferecidos pelo Sesi, Senai, IEL, CIN e Sebrae/MS

Assessoria

Empresários industriais, micro e pequenos empreendedores e contabilistas de São Gabriel do Oeste participaram, nesta quarta-feira (19/10), do Encontro de Negócios do Sistema S, promovido com o objetivo de apresentar os serviços oferecidos pelo Sesi, Senai, IEL, CIN e Sebrae/MS. Realizado no auditório da Prefeitura, o evento foi o quinto e derradeiro Encontro de Negócios de 2016.

Segundo o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, São Gabriel do Oeste foi escolhido para encerrar a rodada de encontros pela representatividade econômica do município na região norte do Estado. “Conseguimos passar a mensagem do Sistema S a empresários e contabilistas, e não tenho dúvidas sobre os efeitos positivos no setor industrial da região. Agora começaremos a preparar o novo ciclo de encontros para 2017”, pontuou.

O Sesi aproveitou a oportunidade para divulgar as ações voltadas para o setor de SST (Saúde e Segurança no Trabalho). Patrícia de Oliveira Santos, analista técnica da entidade, proferiu uma rápida palestra que relacionou a importância da gestão eficiente em SST e os pontos que serão cobrados no e-Social, plataforma do Governo Federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos empregados. “Essa é a hora de agir, de organizar informações, pois quando o e-Social estiver em pleno funcionamento, em 2018, não será possível levantar todos os documentos a toque de caixa”, alertou.

O diretor-técnico do Senai, Gilberto Evídio Schaedler, apresentou aos empresários o PSMI (Programa Senai de Manutenção Industrial). “Além dos cursos, que são o carro-chefe da instituição, possuímos uma série de serviços e ferramentas que podem auxiliar os empresários de micro, pequeno, médio e grande porte. Uma delas é o programa de manutenção industrial, ferramenta online que possibilita o gerenciamento das condições do maquinário da empresa industrial”, comentou.

José Fernando Amaral, superintendente do IEL, também abordou cada um dos produtos e serviços oferecidos pela instituição, mas deu especial atenção ao Inova Talentos e ao PQF (Programa de Qualificação de Fornecedores). “Inclusive fiz questão de lançar um desafio à administração municipal, de refletir a respeito dessas duas ferramentas para fomentar a competitividade das empresas locais”, ressaltou.

OUTROS TEMAS

Outro assunto que mais atraiu a atenção dos participantes do Encontro foi a apresentação do CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems. Quem expôs as atividades desenvolvidas foi a analista de comércio exterior Nathália Alves dos Santos. “O CIN existe para ajudar as empresas a conquistarem novos mercados. Os escritórios de contabilidade presentes no evento poderão replicar nossos conceitos junto aos clientes, que devem considerar a internacionalização dos negócios”, falou.

A gerente regional norte do Sebrae/MS, Luzi Carla Softov, informou que a instituição pretende promover uma rodada de negócios em São Gabriel no próximo ano, estimulada pelo perfil empreendedor do município. “Um dado interessante é que 100% das escolas públicas da cidade participam do programa de Educação e Cultura Empreendedora do Sebrae, alcançando mais de 2,5 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Isso demonstra a vocação empreendedora de São Gabriel do Oeste”, ressaltou.

REPERCUSSÃO

Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços de São Gabriel do Oeste, Jair Frozza, o Encontro de Negócios do Sistema S vem ao encontro das principais necessidades do município. “Precisamos dar continuidade ao desenvolvimento observado nos últimos anos. De nada adianta atrair grandes indústrias, como a Aurora, e não qualificar fornecedores e mão-de-obra. Neste sentido, o trabalho do Senai e do IEL, com programas como o PQF, são de extrema relevância para o desenvolvimento local”, avaliou.

O supervisor-administrativo da Aurora Alimentos em São Gabriel do Oeste, Cristiano Andrade Bezerra, declarou que todo serviço prestado pelo Sistema S pode, de alguma maneira, auxiliar empresas de grande porte. “Nosso principal gargalo é a qualificação, tanto de fornecedores quanto de mão-de-obra. Neste sentido temos estudado parcerias com o Sebrae, que possui programas voltados para a profissionalização de pequenos produtores, de onde adquirimos parte da nossa matéria-prima”, explicou.

Já os empresários Leocir Montagna, dono de uma revendedora de materiais de construção, e Rodrigo Nissola Wazlawich, proprietário de uma rede de farmácias e presidente da Acisga (Associação empresarial de São Gabriel do Oeste), concordam com o representante da Aurora. Para ambos, a qualificação de fornecedores com foco nos negócios com o poder público seria de grande valia para o setor. “Além disso, acredito que é preciso ‘quebrar fronteiras’. Pensar em exportações, em internacionalização das relações de mercado, que movimentaria a economia local”, ressaltou Rodrigo Wazlawich.

(*) Assessoria de Comunicação da Fiems

O evento foi o quinto e derradeiro Encontro de Negócios de 2016 (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.