21.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Estado investe R$ 400 mil e amplia em mais 100 vagas o Presídio Máximo

19/12/2014 08h37 – Atualizado em 19/12/2014 08h37

A inauguração dos 308 metros quadrados de área construída pelo governo do Estado dentro do Projeto Colmeia

Notícias MS

O Presídio Masculino Máximo Romero, de Jardim, ganhou nesta quinta-feira (18) um novo bloco com dez celas e capacidade para mais 100 internos. A inauguração dos 308 metros quadrados de área construída pelo governo do Estado dentro do Projeto Colmeia, realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, via Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e com a participação e contribuição de Conselhos da Comunidade e Prefeitura Municipal, aconteceu na tarde de ontem.

A unidade representa diminuição do déficit de vagas, um problema antigo que foi solucionado graças a parcerias. “Aqui ninguém esperou acontecer, mas sim uniram esforços para fazer e buscar soluções, demonstrando que é possível sim cada um dar uma pequena contribuição para transformar a realidade, por meio dessa filosofia do Projeto Colmeia, que deu certo aqui em Mato Grosso do Sul e tenho certeza que pode funcionar também em outros Estados brasileiros”, disse em seu discurso a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, coordenadora da Vara de Execuções Penais.

Para o promotor Gevair Ferreira de Lima Júnior, o principal responsável pela concretização da obra, o novo bloco representa bem mais que uma simples construção. “A partir de agora daremos uma condição mais digna e mais humana para a ressocialização desses homens, que terão a oportunidade de se profissionalizar e voltar melhores para a sociedade do que aqui chegaram”, destacou.

O diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira Filho, lembrou que no início de 2007 o número de vagas no sistema penitenciário do Estado era de pouco mais de 4 mil, sendo que em oito anos aumentou em mais de 120%. “Estamos entregando o sistema com mais de 9 mil vagas, o que ainda não é o ideal, mas estamos fazendo a nossa parte e caso o programa continue é possível aumentar ainda mais as vagas nos presídios, melhorando assim as condições para o cumprimento das penas”, disse.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, destacou que o Projeto Colmeia só aconteceu graças à contribuição e colaboração de muitas pessoas. “Não podemos esquecer a importante participação do Ministério Público, do Poder Judiciário, dos Conselhos da Comunidade, das prefeituras municipais, Ordem dos Advogados do Brasil e, claro, a imprescindível colaboração dos internos, que colocaram a mão na massa e ergueram tijolo por tijolo de cada uma das obras, permitindo redução significativa no custo final”, enfatizou.

Contribuição dos internos

Em Jardim o novo bloco de celas foi construído por 24 internos que cumprem pena no regime fechado e mais três do regime semiaberto, que para três dias trabalhados ganharam um de redução na pena aplicada pela justiça. Os detentos foram homenageados pelo Tribunal de Justiça e receberam certificados de participação no Projeto Construindo a Liberdade, por meio do qual eles trabalham e reduzem o tempo de prisão.

“Essa é a forma que encontramos para dizer aos senhores o nosso muito obrigada pelo trabalho, esforço e dedicação ao programa e, em especial, a esta obra que estamos inaugurando hoje”, finalizou a desembargadora Tânia.

Quem também engrandeceu o trabalho dos internos foi o diretor da unidade prisional, Creone Conceição Batista. “Esse foi um trabalho de formiguinha, feito por pedreiros, serventes, eletricistas, serralheiros e carpinteiros, que deram o melhor de si e ajudaram a mudar a dura realidade que antes tínhamos aqui, por conta da superlotação que, graças a esse programa, está solucionada aqui em Jardim”, lembrou.

Também estiveram presentes na solenidade o coronel Alírio Vilassanti, filho de Máximo Romero, que dá nome ao presídio; Rafael Garcia Ribeiro, superintendente de Políticas Penitenciárias da Sejusp; o juiz Luiz Alberto de Moura Filho, titular da 2ª Vara de Jardim; os delegados Bruno Urban, titular da Delegacia Regional da Polícia Civil; Alex Sandro Antônio, da Primeira DP e Valdomiro Mendes Arguilhera, titular da Delegacia de Polícia Civil de Guia Lopes da Laguna; Fernando Paes de Campos, juiz auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça e membro da Covep; Andréa Pereira Nardon Braga, defensora pública; Alexsander Trindade, comandante do Corpo de Bombeiros no município; Adilson, comandante do 11º BPM; prefeitos e vereadores do município e cidades vizinhas e policiais civis e militares.

O Presídio Masculino Máximo Romero, de Jardim, ganhou nesta quinta-feira (18) um novo bloco com dez celas e capacidade para mais 100 internos. (Foto: Assessoria de Comunicação)

A unidade representa diminuição do déficit de vagas, um problema antigo que foi solucionado graças a parcerias. (Foto: Assessoria de Comunicação)

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, destacou que o Projeto Colmeia só aconteceu graças à contribuição e colaboração. (Foto: Assessoria de Comunicação)

Em Jardim o novo bloco de celas foi construído por 24 internos que cumprem pena no regime fechado e mais três do regime semiaberto. (Foto: Assessoria de Comunicação)

Também estiveram presentes na solenidade o coronel Alírio Vilassanti, filho de Máximo Romero, que dá nome ao presídio. (Foto: Assessoria de Comunicação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.