22.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Famasul orientará produtores sobre Cadastro Ambiental Rural

23/07/2014 09h42 – Atualizado em 23/07/2014 09h42

Com o prazo final de inscrição marcado para 5 de maio de 2015, o CAR também tem finalidade de facilitar o controle ambiental, monitoramento e planejamento dos produtores

Da Redação

O Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul orientará agricultores e pecuaristas sobre o preenchimento do CAR-MS – Cadastro Ambiental Rural, plataforma que deverá conter os dados ambientais, de produção e extensão de cada propriedade rural do Estado. Ligado nacionalmente ao Sicar – Sistema de Cadastro Ambiental Rural, o CAR-MS está disponível para inscrições a partir desta semana, no site do Imasul – Instituto de Meio Ambiente de MS (http://www.imasul.ms.gov.br/).

Para orientar os produtores rurais, o Sistema Famasul, por meio do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS e dos Sindicatos Rurais, promoverá um evento em Campo Grande e seminários regionais pelo interior do Estado a partir de agosto, contribuindo para o correto preenchimento das informações solicitadas pelo CAR-MS. As ações serão realizadas em parceria com a Semac – Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Com o prazo final de inscrição marcado para 5 de maio de 2015, o CAR previsto pelo Código Florestal que foi instituído em maio de 2012, também tem finalidade de facilitar o controle ambiental, monitoramento e planejamento dos produtores. As informações do cadastro passarão a ser utilizadas como critério para a obtenção de licença ambiental para a exploração dos recursos naturais das propriedades.

O produtor rural que não se inscrever no CAR-MS até a data limite ficará irregular com a Imasul e outros órgãos ambientais, podendo ficar impedido de obter licenciamento ambiental e financiamentos.

A região do Pantanal terá regras específicas em relação ao CAR. As normas referentes ao uso dessas áreas estão previstas para serem publicadas em setembro deste ano.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

(*) Com informações de Assecom Painel Florestal

O CAR previsto pelo Código Florestal que foi instituído em maio de 2012, também tem finalidade de facilitar o controle ambiental, monitoramento e planejamento dos produtores (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.