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quinta-feira, 25 de abril de 2024

Fibria inova e otimiza o transporte de madeira em MS

06/07/2015 11h14 – Atualizado em 06/07/2015 11h14

Carrocerias foram adaptadas para suportar um volume maior de carga

Assessoria

Após três anos de estudos e pesquisas, a Fibria desenvolveu um projeto inovador de carroceria para caminhões tritrens, que permite otimizar o transporte de madeira com o aumento de 19% de volume por viagem e ganhos ambientais.

Além do aumento de capacidade também houve economia de combustível, que resultou na diminuição de emissão de gases que provocam o efeito estufa, contribuindo com a preservação ambiental e a qualidade de vida das comunidades por onde a frota de caminhões circula.

O novo modelo de carroceria para tritrens foi desenvolvido e patenteado pela Fibria, a partir de uma parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os estudos tiveram início em 2009 e foram concluídos em outubro de 2013.

A Unidade da Fibria em Jacareí (SP) foi a primeira a testar o novo modelo que, após os resultados satisfatórios, começou a ser implantado em outras unidades. Em Mato Grosso do Sul, 100% da frota já está operando com a nova capacidade de transporte.

“Além das unidades nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, também estamos utilizando este modelo na unidade de Aracruz (ES)”, diz o consultor de Operações Florestais, Marcelo Claus.

O diferencial da nova carroceria está na estrutura de aço, que teve a redução de seis toneladas em sua composição e ganhou mais resistência. Tecnicamente, o design foi alterado, houve o rebaixamento da altura do pescoço e foram utilizados materiais metálicos mais leves na construção da carroceria.

“Buscamos otimizar a eficiência para transportar mais volume sem aumentar a frota e, os custos, além de minimizar os impactos ao ambiente. Dessa forma, procuramos novas alternativas alinhadas a estudos e testes que resultaram na construção de um veículo mais leve, e com aumento no volume transportado de madeira por viagem”, explica Claus.

SOBRE A FIBRIA

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta.

Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-venture com a Stora Enso.

Com ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR nível III na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), a Fibria tem 29,42% de sua composição acionária detida pela Votorantim Industrial S.A., 30,38% pela BNDESPAR e 40,20% de free-float no mercado financeiro.

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O diferencial da nova carroceria está na estrutura de aço, que teve a redução de seis toneladas em sua composição e ganhou mais resistência.(Foto: Assessoria)

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