25.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Fiems vai integrar projeto de inovação tecnológica da UCDB

28/10/2016 07h56

O projeto criará um núcleo de inovação tecnológica voltado para pesquisas em prol do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul

Assessoria

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, colocou a estrutura do Sistema Indústria à disposição do projeto do “UCDB Conecta”, que por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo da universidade criará um núcleo de inovação tecnológica voltado para pesquisas em prol do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Sérgio Longen e o 1º vice-presidente regional da Fiems, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, participaram, nesta quinta-feira (27/10), no campus da instituição de ensino superior em Campo Grande (MS), da apresentação do UCDB Conecta feita pelo reitor padre Ricardo Carlos durante um café com empresários e representantes de outras instituições do Estado que também contribuirão com a implantação do projeto.

O presidente da Fiems ressaltou que a parceria, entre outros benefícios, permitirá que diversos projetos de fomento à indústria sul-mato-grossense saíam do papel e possam ser aproveitados, na prática, pelos empresários. “A área técnica do Sistema Fiems que atende às demandas das indústrias vai se associar à área técnica da UCDB e, juntas, encontrarão um formato importante para trabalharem em prol de projetos que promovam a inovação no setor produtivo. Esse é o objetivo, fazer com que esses projetos saiam do papel e cheguem até o usuário que, no nosso caso, é o setor industrial”, afirmou.

O reitor da UCDB, padre Ricardo Carlos, explicou que o projeto abrangerá diversas frentes de pesquisas, como usina de biomassa, jardim zoobotânico, residência para alunos fazerem intercâmbio, centro de convenções, e o parque tecnológico, cuja implantação está na fase de elaboração do Plano Diretor. “E para elaborar esse plano nós precisamos de parceiros, entre eles a Fiems, porque sabemos a abrangência da atividade que esta instituição tem, principalmente com relação às indústrias”, pontuou.

Ele acrescenta que procurou o presidente Sérgio Longen pessoalmente para chamar a Fiems para participar do projeto. “O presidente prontamente nos atendeu dizendo que poderíamos contar com essa instituição para que possamos levar adiante esse projeto, principalmente agora que estamos na fase de elaboração do Plano Diretor. A participação efetiva dessas instituições que representam o setor produtivo e o terceiro setor, junto e a governança do nosso Estado são forças que vão convergir para o sucesso desse empreendimento”, considerou.

A diretora da Agência de Inovação da UCDB, Neila Farias, apresentou como funcionará o projeto e afirmou que as parcerias serão essenciais para desenvolvê-lo. “Não se faz um parque tecnológico somente fechando uma área, colocando uma placa e captando recursos. A concepção de grandes parques deste tipo no exterior começou por meio das parcerias. Pedimos aos parceiros que designem um representante, então organizaremos um cronograma para então começar a elaborar o Plano Diretor do parque”, descreveu a elaboração do projeto.

(*) Assessoria de Comunicação da Fiems

O reitor da UCDB, padre Ricardo Carlos, e o presidente da Fiems, Sério Longen, durante apresentação do UCDB Conecta (Foto: Assessoria)

Fiems vai integrar projeto de inovação tecnológica da UCDB

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.