17.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Fortificações de Corumbá e Ladário são tombadas pelo Iphan

18/09/2014 09h34 – Atualizado em 18/09/2014 09h34

Fortificações de Corumbá e Ladário são tombadas pelo Iphan pela importância histórica

Locais constituem testemunho do processo que envolveu a Guerra do Paraguai.

Da Redação

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou o tombamento de seis fortificações construídas entre os séculos XVII e XX, entre elas o Forte Junqueira, em Corumbá (MS) e a Base de Ladário (MS). A 76° reunião do Conselho aconteceu no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Embora não se destaquem por sua arquitetura, o Forte Junqueira – erguido como posição auxiliar da grande praça forte planejada pelo Exército, no município de Corumbá/MS e a Base de Ladário – projetada como arsenal da Marinha na região, no município de Ladário em Mato Grosso do Sul, tem importância histórica por constituírem testemunhos do processo que envolveu a Guerra do Paraguai.

As edificações do século XIX, construídas em locais diferentes, tinham a função de manter bases militares na fronteira com o Paraguai e impedir novos ataques, além de garantir o território brasileiro frente à requisição pela Argentina de território paraguaio junto ao atual Mato Grosso do Sul. A Base de Ladário conta ainda com um acervo de 15 peças de artilharia.

(*)Com informação de Correio do Estado

Forte Junqueira, em Corumbá (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.