21 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Governador vai à Caravana da Saúde e ouve relatos de pacientes que há anos esperavam uma cirurgia

31/08/2015 09h01 – Atualizado em 31/08/2015 09h01

Até o início dos trabalhos na manhã de domingo (30) mais de 17,5 mil procedimentos já haviam sido realizados.

Da Redação

O governador Reinaldo Azambuja participou neste domingo do ‘Dia D’ da Caravana da Saúde, no município de Nova Andradina, pólo regional da região do Vale do Ivinhema. Até o início dos trabalhos na manhã de domingo (30) mais de 17,5 mil procedimentos já haviam sido realizados.

Alem dos moradores de Nova Andradina, a Caravana atendeu pacientes oriundos dos municípios de vizinhos de Angélica, Anaurilândia, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu, que também prestigiaram a entrega, com a presença do governador, de cadeiras de rodas do projeto ‘Viver sem Limites’, da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), realizado com recursos federais.

“Logo que entrei aqui encontrei com um senhor e perguntei a ele quanto tempo ele esperava a cirurgia, e ele me respondeu que aguardava por uma cirurgia de catarata há 15 anos. São para essas pessoas que nós criamos a Caravana da Saúde”, disse Reinaldo Azambuja.

Na fila por uma cirurgia de catarata, e já chega do olho direito, a dona de casa Sandra Cotrin Pina, 64 anos, arrancou sorrisos de todos durante o evento ao relatar sua experiência de voltar a enxergar.

“Queria agradecer primeiramente a Deus e depois ao governador e sua equipe por essa Caravana da Saúde. Desde a pessoa que está recebendo a gente na porta até o médicos todos são maravilhosos. Estou enxergando coisa que eu não enxergava”, brincou ela.

O prefeito local, Roberto Hashioka, também destacou o que classificou de ‘sensibilidade’ do Chefe do Executivo Estadual com a criação da Caravana, ‘à mercê das dificuldades’. “Presenciei depoimentos fantásticos de pessoas que estão sendo atendidas”, contou Hashioka.

Na região desde o último dia 25 de agosto, a previsão é que a 5ª etapa da Caravana da Saúde realize cerca de duas mil cirurgias oftalmológicas e 240 cirurgias gerais, ortopédicas e ginecológicas, além de cerca de dois mil exames como ultrassonografia, tomografia e endoscopia.

Moradora de Nova Andradina, a paciente Luzia da Silva, surpreende a todos, inclusive os profissionais da medicina, depois de ser submetida a cirurgia para retiradas de 100 pedras da vesícula. “Agora vou seguir outra vida. A Caravana da Saúde chegou na hora certa, se não fosse isso eu correria risco de morrer”, desabafou.

PARCERIA

Acompanhado da 1ª Dama do Estado, Fátima Azambuja, prefeitos e lideranças políticas da região, o governador percorreu todo o espaço dedicado aos cerca de 30 parceiros presentes à Caravana da Saúde, como Hemosul, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e os Hospitais do Câncer de Barretos e Alfredo Abrão.

Durante o evento, o governador se comprometeu a aportar os recursos necessários para implantação de 12 UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva) a serem instaladas no Hospital Regional de Nova Andradina, o que o tornará referência para toda a região.

“Vamos passar com a Caravana da Saúde dentro de um ano todas as regiões do Estado, criando uma lógica regional de atendimento e de reestruturação. A Caravana passa, mas a saúde fica”, finalizou o governador.

(*) Notícias MS

Alem dos moradores de Nova Andradina, a Caravana atendeu pacientes oriundos dos municípios de vizinhos de Angélica, Anaurilândia, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.