24.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de abril de 2024

Lagoa Maior: Um pedaço do Pantanal no centro de Três Lagoas

08/01/2016 10h43 – Atualizado em 08/01/2016 10h43

A lagoa é habitada por aves e animais da fauna pantaneira que convivem em harmonia com os frequentadores do local, que já virou o cartão turístico da cidade

Ricardo Ojeda

Moradores de poucos municípios do Brasil podem se dar ao luxo de dispor de um pedacinho do Pantanal no coração da cidade. Em Três Lagoas, um dos atrativos da cidade é a Lagoa Maior, ocupa uma área de 418.000 M², que é habitada por grande quantidade de animais da fauna pantaneira. Aves, como araras, galo d’água, jaçanãs, tuiuiús, garça branca, patos e gansos, além de diversas outras variedades são encontradas no local, que dão uma beleza exótica, contrastada com a paisagem urbana de prédios e outras edificações em sua circular. Animais como, jacarés, sucuri e capivaras são outros atrativos que o local oferece.

ATRATIVOS

Além disso, para quem gosta de praticar exercício junto a natureza é ponto é o mais especificado. Dotado de ginásio de esportes, pista de skate e caminhada, academia ao céu aberto e o parquinho infantil são outros atrativos que seduzem os frequentadores.

Entretanto, o que mais vem chamando atenção das pessoas são os jacarés, que ao sair da água para tomar banho de sol, viram atração para registro fotográfico. De acordo com recente pesquisa da secretaria do Meio Ambiente do município, habitam na lagoa cerca de 15 jacarés da espécie papo amarelo, dos quais cinco adultos e 10 de tamanho médio. Capivaras, na última contagem haviam 150 da espécies.

ESPETÁCULO

A secretaria mantém uma equipe permanente no local, que promove a limpeza e a roçada dos matos e gramas que crescem com rapidez impressionante. Além disso, as ilhas, composta de vegetação flutuante, muda de local, modificando a paisagem de acordo com a direção dos ventos. Outro espetáculo garantido é o por e o nascer do sol, que oferece um colorido todo especial que chama a atenção dos frequentadores que se reúnem nas primeiras horas da manhã e no final da tarde para a prática de exercícios, como a caminhada.

Um vídeo, feito com imagens e fotos do Perfil News, foi editado exclusivamente para mostrar o que foi dito na matéria.


O jacaré de papo amarelo é umas das atrações da Lagoa Maior e virou modelo para selfies dos frequentadores (Foto: Ricardo Ojeda)

Bando de capivaras descansam sem se incomodar com a presença das pessoas fazendo caminhada (Foto: Ricardo Ojeda)

Contrastando com o cenário urbano ao fundo, o jacaré toma banho de sol tranquilamente nas margens da Lagoa Maior (Foto: Ricardo Ojeda)


Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.