20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Longen lança Qualifica Bela Vista e oferece 637 vagas em 20 cursos gratuitos do Senai

16/09/2014 17h42 – Atualizado em 16/09/2014 17h42

O Programa também vai oferece 150 vagas do curso de robótica do Sesi e 80 vagas de estágio do IEL

Da Redação

Nesta terça-feira (16/09), em Bela Vista, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o prefeito Renato de Souza Rosa assinaram o protocolo de intenções para a execução do Programa Qualifica Bela Vista, que disponibiliza, entre setembro deste ano e dezembro de 2015, 637 vagas em 20 cursos gratuitos do Senai, 150 vagas gratuitas em robótica do Sesi e 80 vagas de estágio do IEL. “Nós assumimos o compromisso de fomentar o desenvolvimento industrial de Mato Grosso do Sul e entendemos que os municípios localizados na faixa de fronteira precisam de uma atenção especial, desde a segurança pública até a qualificação profissional. Esse nosso Programa foi criado nesse sentido e esperamos atingir as metas estabelecidas”, declarou Sérgio Longen.

O presidente da Fiems acrescenta que, cada vez mais, é necessária a construção de parcerias com os prefeitos, vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores e governador em prol do desenvolvimento do Estado. “Temos de trabalhar com a classe política como um todo para levarmos as ações do Sistema Fiems, por meio do Sesi, Senai e IEL, a todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Apenas com investimento em educação é que vamos fazer a diferença e atendermos as demandas da indústria”, reforçou.

FÁBRICA DE CIMENTOS

Sérgio Longen garantiu também o apoio do Senai na qualificação da mão de obra para atender a demanda por mão de obra qualificada da CPX Brasil Mineradora e Participações, que vai construir uma fábrica de cimentos, argamassas e concreto no município de Bela Vista. Trata-se de um investimento de R$ 567,7 milhões, que gerará até 2 mil empregos na fase de construção da fábrica e empregar 183 funcionários quando a empresa estiver em operação.

Para o prefeito Renato de Souza Rosa, a parceria com o Sistema Fiems só traz vantagens para o município de Bela Vista e, principalmente, para a população. “Por conta da construção dessa fábrica de cimentos estamos presenciando o aumento dos investimentos na nossa cidade. Graças a esse investimento de mais de meio bilhão de reais, o leque de cursos do Senai para o município aumentou consideravelmente, ou seja, Bela Vista está bombando porque entidades como a Fiems, Sebrae e Faems acreditaram na nossa cidade e nós só temos a agradecer”, discursou.

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

Entre setembro e dezembro deste ano, o Senai vai disponibilizar 200 vagas em 7 cursos gratuitos de qualificação profissional, sendo 20 vagas para mecânica de motocicleta, 20 vagas para auxiliar administrativo, 20 vagas para pedreiro de alvenaria, 20 vagas para aplicador de revestimento cerâmico, 20 vagas para assistente de controle de qualidade, 60 vagas para costureiro eclético, 20 vagas para pintor de obras e 20 vagas para assistente administrativo. Atualmente, o Senai já oferece os cursos de almoxarife (17 vagas) e auxiliar administrativo (20 vagas), enquanto o Sesi oferece 50 vagas gratuitas no curso de robótica, sendo que atualmente já estão fazendo o curso 84 alunos.

Para 2015, o Senai vai oferecer 400 vagas em 11 cursos gratuitos, sendo 30 para soldagem processo eletrodo revestido, 40 vagas para pedreiro de alvenaria, 40 vagas para auxiliar de recursos humanos, 20 para agente de inspeção de qualidade, 40 vagas para amostrador de minério, 30 vagas para mecânico de motores a diesel, 40 vagas para almoxarife, 40 vagas para eletricista industrial, 40 vagas para ajustador mecânico, 40 vagas para lubrificador industrial e 40 vagas para operador de computador. Já o Sesi vai disponibilizar 150 vagas gratuitas para o curso de robótica e o IEL destina 80 vagas de estágio.

(*) Com informações de Assecom Fiems

O presidente da Fiems acrescenta que, cada vez mais, é necessária a construção de parcerias com os prefeitos, vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores e governador em prol do desenvolvimento do Estado (Foto: Divulgação/Assecom)

A intenção é disponibilizar, entre setembro deste ano e dezembro de 2015, 637 vagas em 20 cursos gratuitos do Senai, 150 vagas gratuitas em robótica do Sesi e 80 vagas de estágio do IEL (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.