32.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Longen visita estrutura montada para a Olimpíada do Conhecimento do Senai

02/09/2014 17h40 – Atualizado em 02/09/2014 17h40

O presidente da Fiems e o diretor-geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi, percorreram a Expominas, em Belo Horizonte (MG)

Da Redação

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o diretor-geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi, percorreram, nesta terça-feira (02/09), a estrutura montada em espaço de 105 mil metros quadrados na Expominas, em Belo Horizonte (MG), para receber a 8ª edição da Olimpíada do Conhecimento do Senai, competição que reúne os melhores profissionais do país em ocupações técnicas. De 3 a 6 de setembro, cerca de 800 jovens de até 21 anos de idade formados em cursos do Senai, do Senac e de Institutos Federais de Tecnologia participarão de provas que simulam desafios do dia a dia do mundo do trabalho.

Durante a visita, Sérgio Longen, que também estava acompanhado pelo diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, conheceu os espaços onde os competidores que integram a delegação do Senai de Mato Grosso do Sul, que conta com nove alunos inscritos em nove das 58 ocupações técnicas ligadas à indústria, vão iniciar nesta quarta-feira (03/09) as competições. Nesta terça-feira, embora os jovens profissionais que vão participar da Olimpíada do Conhecimento do Senai 2014 já estejam se preparando para o torneio há pelo menos dois anos, os dias anteriores ao início das provas não são de folga para nenhum deles e muitos aproveitam esse tempo para ajustar os equipamentos que vão usar nas competições sem deixar que a ansiedade atrapalhe na concentração.

Segundo a coordenadora de educação profissional do Senai em Mato Grosso do Sul, Maíse Giacomeli, as provas envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais e os alunos são avaliados pela capacidade de planejamento e bom aproveitamento de recursos e tempo no desenvolvimento das atividades. “Participar do processo de preparação e disputa da Olimpíada do Conhecimento e do WorldSkills é uma grande experiência para a vida pessoal e profissional dos estudantes”, disse.

Para Daniel Dias, 18 anos, do curso de automação industrial do Senai de Três Lagoas e que vai concorrer na modalidade instrumentação, as expectativas são positivas. “Minha expectativa é representar bem Mato Grosso do Sul e adquirir experiências e conhecimento na área. Se possível quero trazer uma medalha”, declarou. Aluno do curso de segurança do trabalho do Senai de Três Lagoas, Maik Torres, também está otimista com relação à Olimpíada.

“Minha expectativa é deixar Mato Grosso do Sul em uma boa colocação, em comparação ás anteriores e trazer ao menos medalha de excelência e conseguir também ter uma experiência mais profunda, conhecer aplicabilidade de conceitos na área de segurança e intercâmbio com outras pessoas”, disse Maik Torres. Trabalhar no Senai e formar novos profissionais é sonho de Marcos Fioravante, de 18 anos. Ele estuda na escola do Senai de Dourados, e compete na ocupação de soldagem. “O Senai foi muito importante na minha vida e eu quero ensinar outros estudantes a chegar onde eu cheguei”, disse.

CONFIRA OS PARTICIPANTES DE MS:

1 – Desenho mecânico em CAD – Gustavo Araújo Mota (Senai de Dourados)

2 – Tornearia CNC – Rodrigo Freitas da Paz (Senai de Três Lagoas)

3 – Tecnologia da Informação – Vinicius Paschualin Campos de Castro (Senai de Três Lagoas)

4 – Soldagem – Marcos Fioravanti (Senai de Dourados)

5 – Eletricidade Predial – Jonyvan Nunes Duarte (Senai de Corumbá)

6 – Tecnologia da Moda – Jessica Martinez Dias (Senai de Campo Grande)

7 – Mecânica de Automóveis – Nathalia Ortega Gurgel (Senai de Campo Grande)

8 – Segurança do Trabalho – Maik Bezerra Torres (Senai de Três Lagoas)

9 – Instrumentação e controle – Daniel da Silva Dias (Senai de Três Lagoas)

(*) Com informações de Assecom Fiems

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o diretor-geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi, percorreram a estrutura montada na Expominas, em Belo Horizonte (MG) (Foto: Divulgação/Assecom)

Durante a visita, Sérgio Longen, que também estava acompanhado pelo diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, conheceu os espaços onde os competidores que integram a delegação do Senai de Mato Grosso do Sul vão iniciar nesta quarta-feira (03/09) as competições

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.