24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Ministra entrega hoje certificados para 634 alunos do Pronatec

09/06/2014 09h02 – Atualizado em 09/06/2014 09h02

Ministra entrega hoje certificados para 634 alunos do Senai capacitados em 29 cursos do Pronatec

A cerimônia de formatura será às 14 horas no Ginásio Dom Bosco, em Campo Grande (MS)

Da Redação

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, vem nesta segunda-feira (09/06) a Campo Grande (MS) para fazer a entrega, às 14 horas, no Ginásio Dom Bosco, dos certificados para 860 alunos capacitados pelo Sistema S (Senai, Senac, Senar e Sest/Senat) em diversos cursos oferecidos no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Apenas do Senai são 634 alunos de 29 cursos de qualificação profissional oferecidos nas cidades de Campo Grande, Sidrolândia, Anastácio e Nova Alvorada do Sul.

Segundo o gerente de educação do Senai, Marcos Costa, já foram formadas pela entidade, no âmbito do Pronatec, 9.825 alunos no período de 2012 a maio deste ano. “O Senai atua na formação profissional de acordo com a demanda das indústrias e permite o acesso desses alunos às indústrias. O Pronatec apresenta uma saída significativa para as pessoas, que se qualificam e melhoram sua condição de inserção no mercado de trabalho”, destacou, detalhando que em 2012 foram 1.789 concluintes, em 2013 mais 6.231 alunos e, até maio deste ano, 1.805 formandos em todo o Estado.

FORMANDOS

Nesta segunda-feira estão recebendo os certificados os alunos formados nos cursos de eletricista, encanador, pedreiro, instalador e reparador de linhas e sistemas de telefonia, mecânico de motocicletas, operador de computador, soldador, torneiro mecânico, confeiteiro, masseiro, mecânico de automóveis, mecânico de máquinas agrícolas, operador de retroescavadeira, costureiro industrial do vestuário, entre outros. Esse é o caso de Amoz Barbosa da Silva, 26 anos, que fez o curso de mecânico de motocicleta oferecido pelo Senai, no âmbito do Pronatec, em Campo Grande (MS).

“A qualificação representa muito mais do que um diploma. Foi a oportunidade de sair do mercado informal, em que vendia salgados e acordava às 4 horas todos os dias, para um trabalho que melhorou minha renda, me motiva a conquistar meu espaço e a pensar em um futuro melhor”, disse Amoz Barbosa da Silva, que atualmente é funcionário de uma das filiais da empresa Moto 13 em Campo Grande.

Outro caso de sucesso é o da instrutora de costura Elisângela Rodrigues da Silva, 31 anos, que se formou no curso de qualificação de modelista do Senai, também no âmbito do Pronatec, na Capital. Ela conta que trocou os afazeres do lar para buscar uma vaga no mercado de trabalho, conquistando o crescimento pessoal e profissional que tanto almejava. “Assim que o curso terminou já fui chamada para trabalhar e quando tenho tempo ainda faço pequenos consertos de roupas em casa”, revelou a instrutora da FatecSenai Campo Grande, que de aluna passou a ser professora.

PRONATEC

Criado em 2011 pelo Governo Federal, o Pronatec tem como objetivo ampliar a oferta de cursos técnicos e de educação profissional, buscando incentivar a profissionalização dos jovens, ampliando a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS Trabalho integra o rol de ações do Pronatec e prima pela integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho por meio de ações articuladas e mobilização social. Isso demanda uma constante atualização profissional, envolvendo características como empreendedorismo, iniciativa, criatividade e habilidade.

Na Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania de Campo Grande (SAS), o Pronatec está inserido na Divisão de Inclusão Produtiva (DIP), cujos principais objetivos são motivar a capacitação profissional, promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida dos usuários da assistência social. Os cursos de qualificação profissional são de responsabilidade dos governos estaduais e municipais, ofertados gratuitamente pelo Sistema S, sendo que os cursistas são beneficiados com assistência estudantil durante o período letivo, com recursos do Governo Federal.

(*) Com informações de Assecom Fiems

Apenas do Senai são 634 alunos de 29 cursos de qualificação profissional oferecidos nas cidades de Campo Grande, Sidrolândia, Anastácio e Nova Alvorada do Sul (Foto: Divulgação/Assecom)

Já foram formadas pela entidade, no âmbito do Pronatec, 9.825 alunos no período de 2012 a maio deste ano (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.