16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Municípios iniciam atividades para o Dia Mundial de Prevenção a Hanseníase

26/01/2015 16h51 – Atualizado em 26/01/2015 16h51

É uma ação que será realizada em todos os municípios do Estado do Mato Grosso do Sul

Assessoria

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) inicia a partir desta segunda-feira (26) atividades preventivas em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, comemorado no dia 25 de janeiro. As ações serão realizadas em parceria com as Secretarias de Saúde dos 79 municípios, onde serão ministradas palestras sobre a doença, avaliação médica e exames.

Em Campo Grande, as atividades serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e Centros Comunitários. De acordo com o gerente técnico do Programa de Controle a Hanseníase (PCH) da SES, Luís Carlos de Oliveira, as ações de controle da doença além de orientar a população também estarão focadas na capacitação dos profissionais de saúde nos municípios do interior.

“Tanto a Capital como os municípios do interior realizarão orientações, exames e palestras voltadas a conscientização sobre a hanseníase. É importante que a população tenha conhecimento sobre esta doença silenciosa para que o seu diagnóstico seja precoce”, disse Luís.

Além do cronograma de orientações sobre a doença, também estão previstas a partir de fevereiro as capacitações dos profissionais de saúde dos municípios do interior. As capacitações acontecem entre os dias 9 e 13 de fevereiro e os primeiros municípios a receber serão: Paranhos, Tacuru, Sete Quedas e Japorã. As capacitações com os municípios seguem até maio.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leaprae. A doença é transmitida de uma pessoa doente que não esteja em tratamento para uma pessoa saudável suscetível. A hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou o tratamento não for realizado adequadamente, pelo período preconizado, já que atinge pele e nervos.

A Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas procurem o serviço de saúde ao aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se essa mancha apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento a pessoa para de transmitir a doença quase que imediatamente.

(*) Notícias MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.