27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Nova Andradina institui coleta seletiva

13/02/2016 09h01 – Atualizado em 13/02/2016 09h01

Administração municipal elabora cronograma de recolhimento do lixo e pede colaboração da população

Assessoria

A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Cogecom (Coordenadoria Geral de Comunicação Institucional), intensifica neste mês a divulgação do roteiro do programa de coleta seletiva instituído na cidade pela Semdi (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado).

“Elaboramos um cronograma de atendimento de forma que pudéssemos contemplar toda cidade. É uma ação muito importante que conta com o apoio do prefeito Roberto Hashioka e a adesão fundamental da Associação Municipal de Coletores de Materiais Recicláveis”, afirmou Márcio Costa, secretário da Semdi.

Atualmente, além do apoio técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado e do MPE (Ministério Público Estadual), a Prefeitura de Nova Andradina ainda dispõe de um caminhão para reforçar o trabalho dos catadores, que é realizado de segunda à sexta-feira.

“Também distribuímos em todas as residências da cidade um panfleto explicativo com os dias da coleta em cada bairro. Dividimos a cidade em quadrantes e cada dia da semana um quadrante é atendido”, explicou o engenheiro ambiental Marcos Affonso, da Semdi.

De acordo com o profissional, depois de recolhidos, os materiais são encaminhados pelos catadores até um centro de triagem, onde são separados conforme cada tipo de resíduo, prensados e, posteriormente, comercializados junto uma empresa de reciclagem.

“O apoio da população é muito importante para que esses resíduos recicláveis não sejam encaminhados para o lixão, causando uma complicação para o meio ambiente e, consequentemente, um aumento no volume de lixo, além de dificultar a coleta convencional”, comentou Affonso.

Para contribuir, basta disponibilizar os resíduos recicláveis de forma separada nos dias programados da coleta seletiva em seu bairro. Entre os materiais a serem descartados nesses dias estão papeis, papelão, caixa de leite, plástico, ferro, vidro, garrafas pet, embalagens e outros.

(*) Assessoria Diário MS

Nova Andradina intensifica neste mês a divulgação do roteiro do programa de coleta seletiva instituído na cidade. (Foto Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.