28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Novo Bispo de Três Lagoas quer ver, ouvir e sentir realidade

18/03/2015 11h33 – Atualizado em 18/03/2015 11h33

À Imprensa, monsenhor Luiz Gonçalves Knupp, disse que uma das realidades a enfrentar é a distância geográfica, que divide as cidades da Diocese

Carlos Alberto

Foi apresentado à Imprensa, na manhã desta quarta-feira (18), o monsenhor Luiz Gonçalves Knupp, paranaense, de 47 anos de idade, nomeado Bispo da Diocese de Três Lagoas, pelo Papa Francisco.

Filho de uma famílias de pequenos produtores rurais mineiros, que migraram para o estado do Paraná, Luiz Knupp nasceu em Madaguari (PR) e trabalhava como sacerdote da Igreja Católica, na Diocese de Maringá (PR), na Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier.

A ordenação episcopal está marcada para o dia 24 de abril, na Catedral de Maringá, e a posse como Bispo da Diocese de Três Lagoas será no dia 2 de maio (sábado), às 17h, na Catedral Sagrado Coração de Jesus.

REALIDADE

Na Coletiva de Imprensa, ao lado do padre Altair Ferreira, Administrador Diocesano, função que exerceu na ausência de Bispo na Diocese, Monsenhor Knupp ressaltou que prefere não antecipar quais medidas pastorais irá adotar como prioridades na Igreja da Diocese de Três Lagoas.

O novo Bispo também demonstrou que discorda dos “rótulos” de moderno, conservador e outros, porque o mais importante é que a Igreja esteja e caminhe junto do povo, como tem orientado o Papa Francisco.

Portanto, “minha primeira missão é conhecer a realidade da Diocese de Três Lagoas, os padres, as 15 paróquias, ouvir o que todos têm a dizer e sentir a realidade para tomarmos decisões e trabalharmos para todos e ao lado de todos”, disse.

“A única realidade que sei e me preocupa é a distância geográfica, algumas com mais de 100 km, entre uma cidade e outra das 10 cidades da Dioceses de Três Lagoas”, observou o novo Bispo.

A diocese de Três Lagoas abrange, além da sede episcopal (Três Lagoas), as cidades de Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia.

Nos 37 anos de história da Diocese de Três Lagoas, criada pelo Papa Paulo VI, em 3 de janeiro de 1978, esta é a quarta sucessão de Bispo, sendo o primeiro, Dom Geraldo Majela Reis (janeiro de 1978 a fevereiro de 1981); Dom Izidoro Kosinski (fevereiro de 1981 a maio de 2009) e Dom José Moreira Bastos Neto (maio de 2009 a abril de 2014).

Monsenhor Luiz Gonçalves Knupp tomará posse como novo Bispo no dia 2 de maio. (Foto: Carlos Alberto/Perfil News)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.