21.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

OAB/MS lança cartilha sobre diversidade sexual nesta quinta-feira

30/10/2014 14h02 – Atualizado em 30/10/2014 14h02

O material é voltado para jornalistas e advogados e aborda a utilização correta de terminologias relacionadas à comunidade LGBT

Assessoria/ Dourados News

Nesta quinta-feira, dia 30 de outubro, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), irá lançar a Cartilha de Comunicação e Linguagem LGBT. O material é voltado para jornalistas e advogados e aborda a utilização correta de terminologias relacionadas à comunidade LGBT e será disponibilizado para consulta no site da OAB/MS. O evento de lançamento acontece às 9 horas, no Plenário da sede da OAB/MS em Campo Grande.

A criação do material partiu de uma iniciativa da Comissão da Diversidade Sexual e conta com a parceria do Sindicato dos Jornalistas no Estado (Sindjor-MS). “Nossa intenção é colaborar na disseminação de conceitos que possam esclarecer a população e não incitar o preconceito. A cartilha irá cumprir um papel social de orientar a população sobre a importância das denominações corretas, além de alertar sobre a violação de diretos”, explicou o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

Além de pontuar o uso de terminologias pelos profissionais de comunicação, a cartilha traz orientações ainda para evitar, por parte dos advogados, a abordagem errada em procedimentos e inquéritos. “O papel do advogado está justamente em promover a superação de preconceitos”, alertou Júlio Cesar. O presidente da Comissão, Júlio Cesar Valcanaia, complementa que o material foi elaborado a partir da contribuição da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.