34.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Palestra aborda tendências para o outono/inverno 2016

06/05/2015 09h49 – Atualizado em 06/05/2015 09h49

O encontro é uma realização do Senai e apoio do Sindivest/MS e Sebrae/MS

Assessoria

A palestra sobre as tendências para o outono/inverno 2016 realizada pela design de moda e produtora do Senai de Goiás, Marlúcia Aparecida dos Santos, abriu, na noite de ontem (05), no auditório do Senai de Campo Grande, o Inova Moda Ciclo 3, um evento promovido pelo Senai, com apoio do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul) e parceria do Sebrae.

Com um público de quase 100 pessoas, entre empresários e estudantes, o Inova Moda Ciclo 3 também serviu para lançar um book que reúne as principais tendências para as estações, um trabalho que envolveu os 27 Estados brasileiros e buscou valorizar a cultura regional. O Projeto tem um total de nove ciclos e, ao fim de cada um deles, é lançada uma publicação e realizadas oficinas voltadas para o público de interesse.

Para o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, que fez a abertura oficial do Inova Moda Ciclo 3, a iniciativa facilita para que os empresários do segmento da indústria têxtil e do vestuário tenham acesso às últimas tendências. “Dessa forma podemos acompanhar a dinâmica da moda e ter acesso aos conceitos, o que é fundamental”, disse, ressaltando que o Projeto prevê dois ciclos a cada ano.

O gerente do Senai de Campo Grande, Marcos Costa, disse que eventos como esse também promovem intercâmbio dos profissionais. “Importante também porque consolida parcerias, além de informar ao público as tendências da moda e do processo criativo”, pontuou. Já a coordenadora do CTV (Centro Tecnológico do Vestuário) do Senai da Capital, Iwana Jambertsi, completa que o trabalho é um acompanhamento de tendências para uniformes, lingeries, fitness, moda masculina, entre outros. “Nosso intuito é contribuir para o desenvolvimento das indústrias”, disse.

A analista do Sebrae, Priscila Ducatti, ressaltou o apoio ao projeto. “Com isso buscamos estimular e atualizar os empresários com relação à modelagem, tendências e cores”, afirmou, informndo aos participantes sobre o Convênio Inseri, uma parceria da CNI e Sebrae Nacional para trabalhar com as empresas a questão da importação e exportação de produtos. Além da palestra, serão realizadas oficinas ao longo desta semana, começando nesta quarta-feira (06) e quinta-feira (07) com a oficina de criativação, com carga horária de 12 horas, de 13 às 17 horas e das 18 às 22 horas.

Na sexta-feira (08), das 13 às 17 horas e das 18 às 22 horas, será a vez da oficina de desenvolvimento de produto, com total de 8 horas, enquanto no dia 12 de maio, das 13 às 17 horas e das 18 às 22 horas, continua a programação com a oficina olhar em forma – modelagem, totalizando 8 horas, e, no dia 13 de maio, das 13 às 17 horas e das 18 às 22 horas, tem a oficina ensaio de elaboração de fichas técnicas, também com carga horária de 8 horas.

PALESTRA

Marlúcia dos Santos detalhou que o tema da publicação recebeu o nome de “Caminhos” em que foram trabalhados três conceitos: artesanato, criação de novos produtos (imaginação) e refúgio. “Existem novos componentes que surgem, e um deles é o unissex, hoje já considerado um nicho de mercado, com peças cuja personalidade vai depender de quem a usa”, destacou.

Ela ressaltou ainda que a publicação reúne a contribuição dos 27 estados, que possibilitou o desenvolvimento do caderno. “Cada estado trouxe a referência para criar identidade nacional e valorizar a cultura regional”, disse. Para o empresário Everaldo Pires de Faria, a iniciativa favorece os industriais locais. “Quando não há esse tipo de trabalho aqui, nós temos de ir para outros Estados. Por isso, é importante que possamos ter acesso às informações e às oficinas que serão oferecidas”, disse.

Essa também é a opinião da empresária Nayara Moraes Barbosa. “Com certeza este trabalho abre os horizontes e auxilia muito no nosso trabalho, nos dando informações sobre cores e modelagem”, afirmou. A empresária Terezinha Mendonça Salomão também ressaltou a importância de estar atualizado. “É um evento com palestra e oficinas que nos traz essas atualizações e isso é importante para todos nós”, disse. Ao fim da palestra cada empresário recebeu o kit com a publicação (book), estojo com material para desenho, crayon (giz de cera para transferir seu desenho para roupas), book e caderno de anotações.

SERVIÇO

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3311-8546

(*) FIEMS

A palestra da design de moda e produtora do Senai de Goiás, Marlúcia Aparecida dos Santos reuniu cerca de 100 pessoas. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.