25.1 C
Três Lagoas
domingo, 19 de maio de 2024

Para Longen, plano de ação entregue ao TCU dará mais transparência ao Sistema S

09/11/2016 14h45

O plano de ação foi entregue ao Tribunal de Contas da União durante cerimônia em Brasília

Assessoria

Durante cerimônia, realizada nesta quarta-feira (09/11), na sede do TCU (Tribunal de Contas da União), em Brasília (DF), para a entrega do Plano de Ação do Sistema S, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou que a iniciativa visa dar mais transparência às demonstrações contábeis do Sesi, Senai, Sesc, Senac e Senar. Ele reforça que o Sistema Fiems já torna público o seu orçamento e a execução orçamentária do ano corrente junto com a estrutura remuneratória e as relações com os nomes de seus dirigentes e membros do corpo técnico. “A transparência contribui com a gestão e possibilita esclarecer à sociedade o papel das entidades”, disse.

Sérgio Longen acrescenta que os ministros do TCU, em especial o presidente Aroldo Cedraz, não deixam dúvidas sobre a relevância da transparência. “Nós do Sistema Indústria já temos as nossas grandes ações divulgadas em portais, e o que se espera com essa união da transparência do Sistema S como um todo é proporcionar mais conhecimento para aqueles que muitas vezes simplesmente fazem um julgamento sem entender o nosso funcionamento”, pontuou.

O presidente da Fiems lembra que alguns discursos políticos sobre o Sistema S são feitos sem conhecimento e, muitas vezes, causam dúvidas na sociedade sobre o quanto Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sest, Senat e Sebrae podem contribuir. “Os recursos do Sistema Indústria são privados, ou seja, não há repasse de verbas públicas. Nós, empresários, no caso da indústria, trabalhamos como voluntários e, para deixar claro, nossos recursos são privados e, portanto, nós estamos colaborando. Essa intenção de construirmos esse portal junto com o TCU trará melhorias na gestão e mais transparência”, analisou.

As entidades do Sistema S são classificadas como entes paraestatais não integrantes da Administração Pública, mas que prestam serviços considerados de interesse público, sendo, portanto, entidade de direito privado, que administram recursos públicos e, por isso, estão sob à jurisdição do TCU. O Plano de Ação foi elaborado após uma série de recomendações feitas pelo TCU em abril deste ano no acórdão 699/2016, de relatoria do ministro-substituto Weder de Oliveira, às entidades regionais e nacionais do Sistema S (Senai, Senac, Sesi, Sesc e Senar) para a divulgação de dados nos respectivos sites eletrônicos das entidades.

Leia mais no site da Fiems ou pelo link aqui.

(*) Assessoria de Comunicação da Fiems

O presidente da Fiems, Sérgio Longen (segundo da esquerda para a direita), durante cerimônia de a entrega do Plano de Ação do Sistema S (Foto: Assessoria)

A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (9) em Brasília (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.