20 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Pelotão Mirim realiza blitz educativa alusiva ao Maio Amarelo

04/05/2016 17h02 – Atualizado em 04/05/2016 17h02

Durante todo o mês a Semutran realizará atividades de conscientização do trânsito

Assessoria

A Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran) em parceria com a Secretaria de Assistência Social realizou na manhã de hoje (4), a Blitz educativa relativa ao Maio Amarelo, cuja data é determinada pela ONU (Organização das Nações Unidas), e, desta forma, a campanha é realizada internacionalmente. A atividade, com o apoio dos Agentes de Trânsito foi conduzida no semáforo, nas proximidades da 2ª Companhia de Infantaria do Exército em Três Lagoas.

De acordo com Caroline Feliciano, coordenadora de Educação no Trânsito da Semutran, o propósito do Maio Amarelo, assim, como as demais campanhas de Trânsito é orientação sobre como agir nas vias, seja como condutor ou pedestre.

Na ocasião, os alunos do Pelotão Mirim desenharam o símbolo do Maio Amarelo na Avenida Olinto Mancini e na sequência realizaram a panfletagem contendo instruções de trânsito e o alerta sobre a importância do uso do cinto de segurança.

Para o 3º Sargento João Paulo, de 13 anos, aluno do Pelotão Mirim, a realização desse trabalho realmente pode mudar a vida dos condutores de trânsito que, ao ouvirem as instruções do Pelotão, muitos realmente mudam sua atitude em relação a como conduzir seus veículos. “Eu realmente acredito que nosso trabalho salva vidas. Porque faz dois anos que fazemos as campanhas e participamos das blitzes e sabemos que vem diminuindo o número de mortes no trânsito em Três Lagoas”, disse.
A coordenadora explica que durante todo este mês, a Semutran realiza ações que integram a campanha Maio Amarelo. Na tarde de hoje (4) outra blitz deve ser realizada no mesmo local, juntamente com os alunos do programa Pelotão Mirim do período vespertino.

No dia 10, as atividades serão realizadas em frente ao Crase “Coração de Mãe”, onde também será pintado o símbolo da campanha Maio Amarelo. Para os alunos da Banda Marcial será ministrada uma palestra sobre os temas da campanha no dia 19, em dois horários, às 9h e às 15h. A atividade acontece na sede do programa, na rua Maria Guilhermina Esteves, 537, Santa Terezinha.

Encerrando o mês, no dia 30, a Secretaria Municipal de Trânsito, em parceria com o Detran, promove uma carreata pelos principais pontos da cidade. Cerca de 20 veículos dos dois órgãos saem da avenida Capitão Olyntho Macini, em frente ao Exército, passando pela Lagoa Maior, com ponto final na Praça Senador Ramez Tebet.

MAIO AMARELO

Realizado em diversos países, o movimento Maio Amarelo surgiu com a proposta de mobilizar a sociedade por meio de ações coordenadas entre Poder Público e sociedade civil, com o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito.

Envolve órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil, promovendo ações que ampliem o conhecimento das questões de segurança viária e diminuição de acidentes.
Assim como as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, o Maio Amarelo também utiliza um fitilho como símbolo, durante todo o mês de vigência da campanha. O mês de maio tem sido o mesmo mês em que a ONU, em 2011, decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Outra ação importante que acontece no mesmo período é Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

Durante todo o mês a Semutran realizará atividades de conscientização do trânsito. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.