17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

PMA apreende dois mil metros de redes e solta 45 kg de peixes

06/03/2015 15h07 – Atualizado em 06/03/2015 15h07

Apreensão das redes e soltura dos peixes de diversas espécies foi no lago da Usina Sérgio Motta e nos rios Paraná e Pardo

Carlos Alberto

Duas equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Bataguassu, em diligência de fiscalização preventiva à pesca predatória naquela região, apreenderam dois mil metros de pesca e devolveram às águas 45 kg de peixes de várias espécies.

A apreensão aconteceu no período da tarde de quarta-feira (4) e da manhã de quinta-feira (5), no lago da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta, no Rio Paraná e no Rio Pardo.

Na retirada das redes de pesca, redes com malhas de 90,100 e de140 milímetros, as equipes da PMA soltaram nas águas espécies de piau, curimbatá, tilápia, piranha, curvina e piapara que estavam vivos e presos nas redes e outros petrechos proibidos de pesca.

Os petrechos e redes apreendidos, assim como 43 anzóis de galho, encontrados no Pardo, encheram um barco e uma lancha da PMA.

PROIBIÇÃO

Os petrechos do tipo redes de pesca são proibidos em rios do estado de Mato Grosso do Sul, mas permitidos nos lagos das usinas hidrelétricas do Rio Paraná para o pescador profissional, desde que identificados e com malha de tamanho de 140 milímetros ou maior.

Ocorre que muitos pescadores profissionais armam redes com malha menor à permitida, como neste caso, 90 mm, e não se identificam. Também, muitos pescadores amadores utilizam esses petrechos sem previsão legal, o que caracteriza crime ambiental. Além disso, existem dificuldades de localização dos pescadores, pois eles armam os petrechos e só retornam para recolher os peixes.

A intensificação da fiscalização e apreensão dos petrechos de pesca proibidos é extremamente importante para a preservação das espécies e para coibir a pesca predatória em Mato Grosso do Sul.

Por esse motivo, as equipes da PMA de todo o Estado têm realizado constantes e periódicas diligências de fiscalização, principalmente nos locais de grande capacidade de captura e de mortes dos peixes e à grande capacidade de depredação dos cardumes.

Na semana passada, a PMA de Bataguassu já havia retirado 500 metros de redes do Rio Paraná.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA

Redes de pesca e outros petrechos de pesca apreendidos encheram uma lancha e um barco. (Foto Divulgação/PMA)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.