27 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Senai fará dia 12 de dezembro a entrega do Selo Ambiental para mais 5 indústrias

26/11/2015 09h00 – Atualizado em 26/11/2015 09h00

O Selo Ambiental do Senai atesta e classifica a eficiência ambiental das indústrias e traz aumento do percentual de benefício fiscal.

Assessoria

O Senai entrega, no próximo dia 12 de dezembro, no EcoSesi Observatório Socioambiental, em Bonito (MS), o Selo Ambiental do PSE (Programa Senai de Ecoeficiência) para as indústrias Emplal Embalagens Plásticas (Três Lagoas), Rio Prata Embalagens (Três Lagoas), Votorantim Cimentos (Corumbá), Adecoagro Angélica (Angélica) e Adecoagro Vale do Ivinhema (Ivinhema).

Com essas duas entregas, sobe para 22 o número de indústrias que já receberam o Selo Ambiental do Senai – Emplal Embalagens Plásticas, Rio Prata Embalagens, Votorantim Cimentos, Adecoagro Angélica, Adecoagro Vale do Ivinhema, Odebrecht Agroindustrial Unidade Costa Rica, Odebrecht Agroindustrial Unidade Eldorado, Copasul Fiação de Algodão, Central Energética Vicentina, Alcoolvale SA Álcool e Açúcar, Bunge Alimentos, Metalfrio Solutions, Monteverde, Santa Luzia, Energética Santa Helena, Inflex, International Paper, Vetorial, Usina Sonora, Metap Repram, Semalo e Coca-Cola.

Para o diretor-técnico do Senai, Gilberto Schaedler, as ações do PSE estão cada vez mais em expansão, o que demonstra o interesse das indústrias em desenvolverem ações de boas práticas ambientais. “Assim estimulamos a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável, somando esforços com o setor produtivo para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul de forma responsável e profissional, levando consciência ambiental ao negócio por meio da união de esforços e objetivos comuns”, declarou, destacando que, por meio do Selo Ambiental, o Senai valida e reconhece o esforço da indústria sul-mato-grossense para ações que visam a preservação.

O PSE

Os selos ambientais do Senai classificam a eficiência do sistema de gestão ambiental das indústrias, conforme as disposições do Decreto Estadual nº 13.606, de 25 de abril de 2013 e que prorrogam até 2028 os incentivos fiscais para o setor industrial sul-mato-grossense, permitindo a ampliação, em até 5%, do percentual do benefício fiscal já concedido desde que haja efetividade do plano técnico de sustentabilidade ambiental das empresas.

O PSE é desenvolvido em sete etapas: adesão, habilitação, definição de metas, implementação da metodologia do PSE, processo de auditoria, avaliação ambiental e emissão de selo ambiental. Essas sete etapas são relevantes para a compreensão de todo o processo, desde a habilitação da empresa até a emissão do selo. Porém, é prerrogativa do Programa a análise prévia do sistema de gestão ambiental existente na empresa.

Segundo a coordenadora do PSE, Liliane Candida Corrêa, o Programa avalia 31 indicadores de desempenho ambiental que abordam temas como política ambiental, treinamentos, conscientização até o controle e monitoramento do processo produtivo. “Com esses indicadores avaliamos as conformidades ou não-conformidades encontradas e classificamos as indústrias, pontuamos e definindo o selo que irão receber”, disse.

Após as etapas a empresa recebe um selo que pode ser branco, marrom, laranja, azul e verde. O Selo Verde tem conceito entre 81 a 100 pontos e concede à indústria 5% a mais de incentivo fiscal, enquanto Selo Azul tem conceito entre 61 a 80 pontos e incentivo fiscal de 4% a mais, o Selo Laranja tem conceito entre 41 e 60 pontos e 3% a mais de incentivo fiscal, o Selo Marrom tem conceito entre 21 e 40 pontos e incentivo fiscal de mais 2% e o Selo Branco tem conceito entre 1 a 20 pontos e incentivo fiscal de mais 1%. A pontuação poderá ser revista a qualquer tempo, na vigência do benefício fiscal ou na vigência do prazo estabelecido para execução do processo de auditoria, adequando-se a um novo resultado, aumentando ou diminuindo o nível do selo no limite entre 1% e 5%.

SERVIÇO

Mais informações sobre o PSE podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3311-8533.

(*) Assessoria Fiems

Com essas duas entregas, sobe para 22 o número de indústrias que já receberam o Selo Ambiental do Senai. (Foto:Assessoria)

Senai fará dia 12 de dezembro a entrega do Selo Ambiental para mais 5 indústrias

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.