26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Três Lagoas completa um ano de obrigatoriedade do Cartão SUS

24/05/2016 15h41 – Atualizado em 24/05/2016 15h41

Documento é importante instrumento para paciente ser atendido nas unidades de Saúde

Assessoria

Completa um ano neste mês de maio, a obrigatoriedade do uso e apresentação do Cartão SUS nas Unidades de Saúde (UBS, clínicas e hospital) em Três Lagoas. O documento é direito do usuário de Saúde e é exigida a obrigatoriedade pelo Ministério da Saúde desde 2011, pela portaria 940.

Segundo a diretora do departamento de Relações Institucionais, Thais Emiliana Sales, o Cartão SUS é um instrumento importante para efetivação do serviço prestado ao paciente. “A exigência é sim do Ministério da Saúde, inclusive para realizar o faturamento dos procedimentos para que possamos receber os recursos do SUS, dependemos dessa numeração em todas as informações dos serviços realizados”, explicou.

A diretora do departamento afirmou que houve aumento na emissão desde a obrigatoriedade da utilização do documento no município, mas infelizmente muitas pessoas ainda não possuem o Cartão SUS e não o utiliza como um documento de obrigatoriedade em sua rotina de vida, como no caso do RG e CPF.

Thais destaca que o Cartão SUS realiza a identificação do paciente; onde ele reside; seus dados pessoais para agendamento de consultas e exames; localização para informar dos agendamentos. “Essas informações são importantes, como havia dito anteriormente, para o faturamento dos procedimentos e desta forma, receber os recursos federais para subsidiar as ações de saúde do município”, explica.

COMO FAZER O CARTÃO SUS?

O paciente deverá procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS/EACS), Estratégias de Saúde da Família (ESF) mais próximas de sua residência, portanto do RG, CPF ou Certidão de Nascimento e comprovante de residência. Desta forma conseguirá emitir seu cartão SUS.

Não há idade mínima para emitir o cartão, explica Thais. “Pode fazer ao nascer, desde que tenha a certidão de nascimento. É necessário um documento de identificação”, disse.

Em Três Lagoas, não há como mensurar a quantidade de pacientes que possui o cartão, disse a diretora do departamento de Relações Institucionais. “Como muitos usuários esquecem de levar seu número de identificação do Cartão SUS, acaba gerando um novo número. Então hoje temos muitos usuários com dois ou até três numeração do cartão SUS”, comentou.

Além disso, Thaís reforça a importância do paciente sempre estar em mãos do Cartão SUS, inclusive nas unidades de urgência e emergência como a UPA e Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. “Hoje inclusive, os convênios também solicitam essa informação, até mesmo para que se possa cruzar informações de atendimento desses pacientes”, encerra.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

Documento é importante instrumento para paciente ser atendido nas unidades de Saúde. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.