17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Três Lagoas registra estado de alerta com umidade relativa do ar em 20%

04/08/2015 18h03 – Atualizado em 04/08/2015 18h03

A previsão para os 10 dias no município é de temperaturas altas acima dos 30°C e sem previsão de chuva

Patrícia Miranda

Quando se fala em umidade relativa do ar, o termo refere-se à quantidade de líquido vaporizado que contém na atmosfera, que está relacionado à quantidade máxima que se pode suportar na mesma temperatura. A porcentagem recomendada para o ser humano é entre 40% a 70%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Três Lagoas, a temperatura máxima dos últimos dias esteve além dos 30°C e sem chuva. Segundo os meteorologistas do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do clima e dos Recursos Hídricos), foi registrado hoje (04) na cidade 20%, o que é considerado estado de atenção. Outras cidades chegaram a registrar 17% que é o caso de Água Clara, Bataguassu e Paranaíba foi de 21%, Cassilândia e Chapadão do Sul 22% e Costa Rica 19%.

Na segunda-feira (03) a “Cidade das Águas” registrou 19%, enquanto Cassilândia e Costa Rica 17%, Chapadão do Sul e Paranaíba 18%, além de Bataguassu com 20%.

Conforme dados preliminares do site Climatempo, não há previsão de chuva até a próxima sexta-feira (14). O site disponibilizou ainda as médias climatológicas que foram calculadas a partir de dados ao longo de 30 anos. O mês de agosto apresentou em relação à temperatura mínima 15°C e a máxima de 32°C, sendo assim o período com menor incidência de chuvas, onde a média é de 21 mm.

CUIDADOS

O Centro de Pesquisas Metereológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura disponibilizou uma tabela que analisa os principais cuidados que a população deve tomar em relação à umidade baixa.

Entre 20% e 30% é considerado estado de atenção. Quando chegar nessa porcentagem é necessário evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e 15h. Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhamento de jardins. Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas e principalmente consumir água à vontade.

De 12% e 20% é estado de alerta. Evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% é estado de emergência. É importante determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h como aulas de educação física, coleta de lixo e entrega de correspondências. Suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas e cinemas, entre as 10h e 16h. Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças e hospitais.

Três Lagoas registra estado de alerta com umidade relativa do ar em 20%

Três Lagoas registra estado de alerta com umidade relativa do ar em 20%

Três Lagoas registra estado de alerta com umidade relativa do ar em 20%

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.