24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

UEMS apoia campanha Outubro Rosa 2014

01/10/2014 10h50 – Atualizado em 01/10/2014 10h50

Como em edições anteriores, a UEMS participará neste ano com um conjunto de ações que envolvem divulgação de panfletos informativos

O diretor do Hospital do Câncer, Mário Eduardo Rocha, destacou a importância da campanha de prevenção do câncer de mama e útero.

Gabriela Rufino

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desenvolverá uma série de ações durante o mês de outubro em apoio à campanha Outubro Rosa, realizada pela Prefeitura Municipal e pelo Hospital do Câncer de Dourados, que tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

Como em edições anteriores, a UEMS participará neste ano com um conjunto de ações que envolvem divulgação de panfletos informativos, palestras com especialistas e, seguindo as ações do movimento, durante o mês de outubro o site institucional da UEMS ficará da cor rosa. Também serão veiculadas matérias próprias sobre iniciativas ligadas ao Movimento Outubro Rosa nas cidades onde a UEMS possui unidades universitárias.

De acordo com a prefeitura, a campanha será designada no município como Dourados Rosa e será aberta oficialmente nesta quarta-feira, dia 1º, às 17 horas, na Clínica da Mulher, no Jardim Água Boa, ao lado do CSU (Centro Social Urbano). As ações seguem durante todo o mês com o envolvimento de todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Cada uma contará com programação própria para atender a comunidade de sua área de abrangência.

Exames clínicos da mama, importância da realização da mamografia e do exame preventivo na idade certa, fomento ao diagnóstico precoce são algumas temáticas levadas pela campanha. O Dourados Rosa é em alusão ao Outubro Rosa, lembrado no mundo todo como o mês de prevenção contra o câncer de mama.

O diretor do Hospital do Câncer, Mário Eduardo Rocha, destacou a importância da campanha de prevenção do câncer de mama e útero. “O grande objetivo da campanha é orientar as pessoas para que se descubra o câncer na fase inicial, pois neste caso há 80% de chance de cura, mas muitas mulheres ficam anos sem fazer mamografia e preventivo e quando chegam ao hospital a doença já está em fase avançada”, explica.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer, que atua desde 1985 em Dourados, também participa de diversas ações no Dourados Rosa. “Ministraremos palestras sobre prevenção nos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da cidade, também teremos no dia 18 a venda de bobó e um bazar beneficente, além da Expoflor e o Jantar Rosa no dia 31 de outubro, para arrecadar fundos”, disse Cleuza dos Reis Holsback, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Dourados.

O Dia D do Outubro Rosa

O “Dia D”, instituído pela Secretaria Municipal de Saúde para a campanha Dourados Rosa, será no dia 19 de outubro, com a abertura das Unidades Básicas de Saúde Seleta e Vila Rosa das 8 às 16 horas, para atendimento a toda a comunidade com ações preventivas.

Além disso, haverá, das 8 às 19 horas, atividades de saúde na praça Antônio João, como orientação sobre o autoexame da mama, avaliação nutricional, vacinação contra HPV para a população que está na faixa etária, verificação da pressão arterial, entre outras atividades. Ainda para o dia 19 está prevista a “Corrida Rosa”, que reúne atletas e a comunidade numa ação que tem por objetivo levar a mensagem da prevenção contra o câncer de mama.

(*)UEMS

(Foto: Divulgação UEMS)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.