21.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

UFGD vai aceitar CadÚnico como comprovação de renda na matrícula de cotistas

22/07/2014 14h47 – Atualizado em 22/07/2014 14h47

Em consonância com a Lei Federal 12.711/12, a UFGD oferta 50% das vagas totais do Processo Seletivo Vestibular a candidatos que cursaram todos os anos do Ensino Médio em escolas públicas

Da Redação

Uma parceria entre a UFGD e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Dourados vai beneficiar integrantes de famílias em vulnerabilidade social que pretendam ingressar na Universidade pelo Processo Seletivo Vestibular 2015. Fazendo parte do Cadastro Único (CadÚnico), disponibilizado pela Secretaria, o candidato pode tanto obter a isenção na taxa de inscrição quanto facilitar a comprovação de sua renda na hora da matrícula, caso aprovado e ingressante por cota social.

Hoje, em consonância com a Lei Federal 12.711/12, a UFGD oferta 50% das vagas totais do Processo Seletivo Vestibular a candidatos que cursaram todos os anos do Ensino Médio em escolas públicas. E, do total de vagas reservadas, metade é destinada a candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.

Como a lista de documentos exigidos pela UFGD para a comprovação da renda é extensa, a inclusão da família do candidato no Cadastro Único vai acelerar o processo de conferência, pois a Universidade vai substituir os documentos comprobatórios pela Folha Resumo emitida pelo Cadastro Único, que afirma que o aprovado é detentor do direto às vagas reservadas.

CADASTRO ÚNICO

É uma iniciativa do Governo Federal, criada pelo Decreto nº 6.135/2007, para saber quem são e como vivem as famílias brasileiras mais pobres. Por meio do Cadastro Único, o Governo consegue entender quais são as principais dificuldades que as famílias enfrentam e como pode ajudá-las.

Fazendo parte do Cadastro Único, as famílias podem ser beneficiadas por diversos programas, como o Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia Elétrica e, ainda, parcerias como a da UFGD com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que, em Dourados, é quem faz a inclusão, por meio da Central de Cadastro Único.

Para saber como fazer parte do Cadastro Único o representante da família deve procurar a Central, que fica na Secretaria Municipal de Assistência Social de Dourados: rua João Rosa Góes, 395, Centro, ou ligar para o telefone 3411-7721. O cadastro também pode ser feito no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Saiba qual é o do seu bairro pelo link http://www.dourados.ms.gov.br/LinkClick.aspx?fileticket=Pi%2bxtIr2x34%3d&tabid=1204&language=pt-BR.​

VESTIBULAR UFGD 2015

O período de inscrições está previsto para começar em 18 de agosto e terminar em 3 de outubro de 2014. As provas serão aplicadas no dia 23 de novembro. Neste Vestibular serão ofertadas oportunidades para 32 cursos de graduação presenciais.

O Processo Seletivo Vestibular 2015 da UFGD já tem a lista de obras literárias: “Menino de engenho”, de José Lins do Rego; “Ficções do interlúdio”, de Fernando Pessoa; “Lucíola”, de José de Alencar; “Seminário dos ratos”, de Lygia Fagundes Telles; “Dois irmãos”, de Milton Hatoum, e “Beijo no asfalto”, de Nelson Rodrigues. Além dos livros, o filme “Terra Vermelha”, dirigido por Marcos Bechis, também faz parte da lista de obras.

Os interessados em ingressar na melhor universidade de Mato Grosso do Sul devem ficar atentos para a publicação do edital, em breve, no site do Centro de Seleção: http://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2015.

Também é nesse endereço que serão postadas todas as informações sobre o processo seletivo e onde o candidato poderá efetuar sua inscrição, verificar local de prova, entre outras ações relacionadas ao vestibular da UFGD.

(*) Com informações de Assecom UFGD

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.