17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Câmara homenageia atletas campeões de luta de braço

25/05/2016 17h02 – Atualizado em 25/05/2016 17h02

Na mesma sessão, Tribuna Livre abriu espaço para divulgação da Conferência Municipal da Cidade e discussão do patrimônio cultural urbano

Assessoria

A Câmara Municipal de Três Lagoas, na pauta dos trabalhos legislativos da sessão ordinária desta terça-feira (24), prestou homenagem a um grupo de atletas campeões de luta de braço e também abriu espaço, no uso da Tribuna Livre, a dois importantes assuntos: a valorização do patrimônio histórico e cultural e a divulgação da 5ª Conferência Municipal da Cidade.

Foram homenageados com a outorga de Moções de Congratulação, propostas pelo vereador Gil do Jupiá e previamente aprovadas pelos demais vereadores, os seguintes atletas, campeões de luta de braço: Olair Alves, José Carlos Vicente Queiroz, Manuel Guilherme e Eduardo Ferreira da Silva.

Essesatletas três-lagoenses, além de campeões, foram também convocados pela Confederação Brasileira de Luta de Braço a participar de competição mundial dessa modalidade, na Polônia, representando Três Lagoas, Mato Grosso do Sul e o Brasil.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Atendendo ao convite da Comissão Permanentede Educação, Meio Ambiente, Cultura, Desporto e Turismo, esteve na sessão da Câmara o diretor de Patrimônio Histórico de Três Lagoas, ligado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Rodrigo Pedroso Fernandes.

No uso da Tribuna Livre, Rodrigo falou da importância do complexo patrimonial e histórico que compõe a Esplanada da NOB e o que ele representa na preservação da história de Três Lagoas.

Ao falar da necessidade de preservação dos espaços ainda existentes, Rodrigo alertou: “estamos constatando uma deplorável degradação do espólio patrimonial da NOB, tão importante para a preservação da história de Três Lagoas e sua gente”.

“A pergunta é saber como nós nos vemos e situamos em relação à Cidade, porque a Cultura e o Turismo precisam caminhar juntos para a preservação e valorização do nosso patrimônio histórico”, disse.

CONFERÊNCIA DA CIDADE

Usando também a Tribuna Livre, esteve na Câmara o representante do Conselho Municipal da Cidade, André Luiz da Silva Mello. Ele falou da importância “de todos participarmos da 5ª Conferência Municipal da Cidade”, marcada para o próximo dia 2 de junho, das 8h às 17h, na Câmara Municipal.

André Luiz antecipou que o tema central da conferência será “AFunção Social da Cidade e da Propriedade”. Para tanto, será lançado, para discussão, o seguinte questionamento: “qual a cidade que temos e a cidade que todos queremos?”

APOIO

A maioria dos vereadores manifestou apoio aos pronunciamentos sobre a preservação do patrimônio histórico e sobre a importância da Conferência Municipal da Cidade.

“A Cidade foi planejada, mas infelizmente cresceu de maneira desorganizada, faltou planejamento”, observou o vereador Gilmar Garcia Tosta.

O vereador falou da importância do papel social da cidade e da propriedade. “Precisamos da democratização dos anseios da população. Não podemos mais viver de improvisos, mas discutir comopreencher socialmente os espaços urbanos deixados pela ferrovia”, reafirmou.

Por sua vez, o vereador Jorge Martinho também fez comentários sobre a questão. “Nossos problemas de infraestrutura urbana são graves”. Ele citou como exemplo a falta de execução de amplos projetos de obras de drenagem, asfalto e saneamento básico e sério estudo sobre os impactos da retirada dos trilhos e do aumento do fluxo de veículos na Avenida Ranulpho Marques Leal, no movimentado perímetro urbano da BR-262.

(*) Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Três Lagoas

Grupo de atletas campeões de luta de braço homenageados pela Câmara Municipal durante sessão dessa terça-feira (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.